Com a tarefa de impedir a reeleição de Ricardo Berzoini para a presidência do PT, o deputado estadual Jilmar Tatto (SP) falou agora há pouco com o Congresso em Foco. Apesar de pesquisas apontarem a vitória de Berzoini no segundo turno da eleições petistas, realizadas hoje (16) em todo o Brasil, Tatto disse que está otimista e, qualquer que seja o resultado das urnas, o PT sai fortalecido da disputa.
“Temos agora a apuração, e muito pouca coisa foi apurada até o momento. De qualquer forma, estou bastante otimista”, disse o deputado, que concorre pela chapa “Partido é Pra Lutar”.
Demonstrando serenidade, Tatto disse que, apesar das divergências programáticas entre ele e Berzoini, o clima é de cordialidade e celebração. “Tenho uma relação pessoal muito boa com ele [Berzoini]. É uma grande pessoa. O importante é que o PT participa de uma grande festa da democracia”, disse, referindo-se à grande mobilização de petistas na votação de hoje, que começou às 9h e foi encerrada agora há pouco, às 15h.
Leia também
Jilmar Tatto contestou a notícia publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual o próximo presidente seria eleito hoje “sem maioria”, o que sinalizaria a divisão interna do partido depois da extinção do Campo Majoritário. (leia)
“O momento agora é de unidade dentro do partido. Há uma disputa democrática, mas sairemos mais fortes daqui”, acredita Tatto, afirmando que o “diálogo” será a tônica de sua gestão, uma vez eleito. “Vou convocar todas as forças políticas para um diálogo. Vamos aprontar o calendário político, preparando uma candidatura própria para 2010”, adiantou, deixando clara a intenção do partido em fazer o sucessor de Lula nas próximas eleições presidenciais.
A defesa do governo Lula, o fortalecimento dos movimentos sociais e a radicalização da democracia interna no PT. Essas devem ser as “primeiras tarefas” do próximo presidente da legenda, segundo Tatto. O resultado da votação, avalia o Diretório Nacional do PT, deverá ser anunciado na noite de amanhã (17). A posse do novo presidente está marcada para os dias 25 e 26 de janeiro, em Brasília. (Fábio Góis)
Deixe um comentário