A Procuradoria da República no Distrito Federal vai entrar com uma ação civil pública para tentar anular a transferência da concessão da TV Bandeirantes do Pará entre duas empresas controladas pelo deputado Jader Barbalho (PMDB-PA).
Segundo matéria da revista Veja desta semana, de autoria do repórter Otávio Cabral, a Rede Brasil Amazônia (RBA), que transferiu a concessão para a recém-criada empresa Sistema Clube do Pará, tinha dívidas com a União de R$ 82,4 milhões. O valor inclui débitos com o INSS, o fundo de garantia e a Receita Federal.
A revista afirma que a transferência pode ter sido "um presentaço" do governo Lula, que tem em Jader um dos seus principais aliados na Câmara dos Deputados. A reportagem lembra que Lula elogiou o deputado em um jantar com parlamentares peemedebistas na última quarta-feira.
Mesmo em situação irregular, a RBA conseguiu transferir a concessão da TV Bandeirantes do Pará para o Sistema Clube do Pará, esta devidamente sanada. O governo autorizou o ato em dezembro passado. A RBA, contudo, ficou sem capital para saldar a dívida, que parou de pagar após ter parcelado pela segunda vez seus débitos com o governo federal.
Leia também
O Congresso em Foco tentou, sem sucesso, falar com o deputado Jader Barbalho pelo telefone celular. Deixou recado na caixa postal, mas não obteve resposta. (Lucas Ferraz)
Deixe um comentário