Um dos denunciados no “quadrilhão do PMDB”, partido que voltou a se chamar MDB no começo de dezembro, Jader Barbalho (PA) foi o senador que mais faltou em 2017, com 32 ausências, equivalente a 49% das 65 sessões deliberativas analisadas no mais recente levantamento do Congresso em Foco sobre assiduidade parlamentar. Feito há quase 15 anos por este site, o trabalho atualiza periodicamente os registros de presença, na Câmara e no Senado, às sessões de votação em plenário. Apesar do alto número de faltas, o senador não havia apresentado justificativa para apenas três até o fim de novembro. O levantamento levou em consideração todas as sessões deliberativas ordinárias realizadas entre fevereiro e novembro de 2017.
Das 32 ausências de Jader, 28 foram justificadas com “atividade parlamentar” e apenas uma falta teve justificativa médica. Na prática, a atividade parlamentar pode ser qualquer coisa que o congressista fizer em Brasília, no seu estado ou no exterior. No ano passado, Jader também foi um dos mais faltosos. Em 2016, enfrentando problemas de saúde, ele somou 62 faltas, 18 delas sem justificativa.
No início de setembro, Jader foi um dos cinco senadores denunciados pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na investigação sobre o “quadrilhão do PMDB”. O delator e ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado apontou Jader, Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR), Edison Lobão (MA) e o ex-senador José Sarney (MA) como os políticos responsáveis pela sua nomeação na Transpetro e que receberam vantagem indevida repassada pelo próprio Machado, tanto por meio de doações oficiais quanto por meio de dinheiro em espécie. Outros depoimentos corroboram as relações de Sérgio Machado com políticos de cúpula do PMDB.
Além dessa denúncia, o ex-presidente do Senado é alvo da Operação Lava Jato desde 2015. Nestor Cerveró, delator e ex-diretor da Petrobras, afirmou ter pago propina de US$ 6 milhões a Jader e a Renan Calheiros em 2006. Jader responde a pelo menos cinco inquéritos e uma ação penal no Supremo Tribunal Federal.
O também peemedebista Zezé Perrella (MG) é o segundo senador mais faltoso. Perrella falou a 29 sessões das 65 sessões (45%), todas elas sob a justificativa do exercício da atividade parlamentar. Ano passado, quando ainda estava no PTB, o senador faltou a 25 sessões (23%) das 91 realizadas, atribuindo 23 delas a compromissos inerentes ao mandato.
<< Só um senador foi a todas as sessões de 2016; veja o ranking da assiduidade no Senado
segundo o artigo 55 Seção V Dos Deputados e Senadores,Seção I- Congresso Nacional,Cap 1 do Poder Legislativo; inciso III- “…Perde o mandato aquele que faltar a 1/3 das seções ordinárias”… Caça o mandato dele, cumpra se a Lei. Antes das novas eleições. Simples
Como nossos irmaos paraenses podem reeleger sempre esse bandido que ha decadas rouba nosso dinheiro???
Vote nulo!!!
Não alimente parasitas!!!
ou me diz ai votar nulo vai resolver o que????
Ué? Jader está solto????
Quando o eleitor votou neste cara já sabia do seu passado e de todas as falcatruas que ele cometeu. Logo, o culpado dele ser senador e gozar de todas as mazelas que ele tem como senador é quem votou nele.
E o povo do Pará vai reeleger esse bandido mais uma vez. O povão pela ignorância e a classe média e a elite pra continuar mamando no estado. Esse cara já foi condenado uma vez, ficou inelegível e voltou…
sabe penso assim,se ele foi eleito,foi porque o povo votou,se o povo votou em um cidadão que nada fez ,foi porque o povo se vendeu ,se o povo se vendeu infelizmente só merece o que tem,vamos cair na real sociedade,não adianta reclamar se elegeram cidadão com essa qualidade,mesmo porque existe outros candidatos apresentado a população,mais infelizmente se não votaram por esses mesmo não oferecerem dinheiro, paciência eleitores de belém.
Ele não aparece no Senado porque está em plena campanha pro filhiho mimado dele o tal Helder barbalho que tá gastando sola de sapato em campanha pelo interior do Pará mimadinho que nunca trabalhou quer ser governador
JADER FEZ O POVÃO VOTAR NELE, SÓ PARA TER A PROTEÇÃO DO STF.
O Estado do Pará elegendo Barbalho, Alagoas: Renan, Mato Grosso do Sul: Marun
Paraná: Gleise e Requião, Minas Gerais: Aécio e Pimentel, Rio de Janeiro…………..
ESSE PAÍS NÃO VAI MELHORAR NUNCA.
vai sim porque voltaremos a bater continencia e cantar o hino nacional sobre a batuta das forcas armadas se DEUS quiser…democracia nunca mais…
A PROPÓSITO: OS POLITICOS DE TODO O BRASIL DEIXOU NO PÓ OS TRAFICANTES. SE ALGUM TRAFICANTE QUISER FAZER MESTRADO EM CORRUPÇÃO E LADROAGEM É SÓ IR PRA BRASÍLIA.
O QUE ESSE VAGAMUNDO IMPRESTÁVEL AINDA ESTÁ FAZENDO NESSE CONGRESSO INFAME?
Esse bandido faz do Paulo Maluf um reles “Ladrão de Jujubas”. Após anos e anos no poder me faz ter a certeza que o problema do Brasil somos nós os brasileiros. Não sabemos votar. Fora os que se abstém e depois colocam a culpas nos que não sabem votar.
COMO ASSIM: NÃO SABEMOS VOTAR? VOU DESENHAR PRA VOCÊ: OS POLITICOS GASTAM BILHÕES EM CAMPANHAS ELEITORAIS. É IMPOSSÍVEL VOTAR EM ALGUÉM MINIMAMENTE HONESTO. PORTANTO NÃO É CULPA DO POVO. É A DOMINAÇÃO DOS PODEROSOS.
Pois é. E, infelizmente, os paraenses continuam a votar nesse cidadão. Toda vez que ouço o nome desse senhor me lembro do ranário da mulher dele, quando ele ainda era governador do Pará, se não me engano. E os alagoanos, que ainda votam no Calheiros? Enquanto o povo não acordar, esses senhores continuarão abusando do dinheiro público. Simples assim. Se eles estão lá, é sinal que tiveram votos para se elegerem.
Certamente estava de FERIAS de 6 MESES com a FAMILIA na DISNEYLANDIA,FRANÇA,INGLATERRA,SUIÇA gastando o dinheiro da TAL EMENDA PARLAMENTAR …. Aquela que esses SANGUESSUGAS SE PROSTITUEM para vender seu APOIO POLITICO eRECEBER os MILHÕES em suas Contas bancarias LIVRE De IMPOSTO DE RENDA que a RECEITA FEDERAL COBRA dos TRALHADORES com Regras e regras para SUGAR mais impostos que NÃO consegue tirar dos POLITICOS GOVERNISTAS.
Eu tenho raiva de quem votou neste cidadão. Ele em si já é sujo. Mas quem votou nele acho que é mais ainda. Se duvidar, é reeleito novamente. Cambada de desgraçados imundos.
Este senhor não é um cidadão. cidadães somos nós.
Sinto-me envergonhado pelo paraense que vota nesse ladrão que destrói demais o Pará, infelizmente quem vota nesse cara e quem mora em Belém que e a maioria.
Não caro Ezequiel! A maior rejeição aos barbalhos é na região metropolitana de Belém, o curral eleitoral de Jader Barbalho e companhia é no interior do Estado. Basta verificar a distribuição de votos dele na última eleição.
Ezequiel Rodrigues, ratifico o registro do Maycon Lobato. Os Barbalhos, lamentavelmente, ainda tem algum peso politico no interior do estado.
O Jader Barbalho faltou porque precisa comandar o ROUBO de recursos naturais na Amazônia e o Zezé Perrella precisa comandar a COCALÂNDIA que ele administra.
EIS OS MOTIVOS DAS FALTAS, uns comandam os esquemas de dentro de Brasília enquanto outros realizam as operações externas, essa GRANDE QUADRILHA é muito unida!
Barbalho não foi colocado na Câmara do Deputados por seus eleitores para trabalhar. Foi eleito por alguns que devem ter recebido algo em troca de seus votos e por outros que, cretinos, acreditaram no cara.
Daí, nenhuma surpresa…
E TRABALHAR PRA QUE?… O “GADO” QUE VOTA NESSE CAFAJESTE VAI ESTAR LÁ NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, MESMO…
Com o intuito de contribuir com a informação correta, quem publicou esta lista conferir os Estados dos senadores Pedro Chaves e Simone Tebet. Acredito que são de Mato Grosso do Sul e não PA e ES, respectivamente. Creio também que os partidos deles estão errado. PSC e PMDB respectivamente.
NO caso do Zezé Perrela, ele fica na ponte aérea : Paraguai e Bolívia, comprando produtos para revenda no Brasil.
O ideal é não ir ao Congresso, assim não faz suas traquinagens contra o contribuinte.
isso já está quase trabalho escravo… coitado
Me desculpem a ignorância, mas 65 sessões o ano todo, não é um numero muito baixo ?
Jader e Gilmar, um faz bico no senado e o outro no STF….!!!!
Seções onde não é po$$ível auferir certa$ vantagen$ ralmente não interessam a esse bandido.
Com essa Corja Política somente Bala de Fuzil ou Homem Bomba para dar jeito…..
“Barbalhidade!”
A presença dele já é uma ausência de falta de vergonha dos que o alçaram ao poder. Melhor distante do que a não fazer nada! O que faz a Justiça que não dar andamento aos processos nos quais está envolvido? E cabe uma pergunta: “Descontaram as faltas???”
Melhor assim. Quanto menos vagabundos legislando em causa própria, melhor para o povo.