A pesquisa “Percepções sobre o Racismo no Brasil”, iniciativa do Peregum – Instituto de Referência Negra e pelo Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), mostra que cerca de 4 em 5 brasileiros reconhecem que o Brasil é um país racista, mas só 1 em 10 concorda que há racismo nas suas próprias atitudes. A coleta dos dados foi feita pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), o antigo Ibope.
O levantamento entrevistou 2.000 pessoas de 14 a 18 de abril de 2023. Quando perguntadas se o Brasil é um país racista, 81% concordaram – 60% totalmente e 21% em parte. Com na pergunta “Eu tenho algumas atitudes e práticas consideradas racistas?”, essa taxa foi de 11%.
Leia também
De acordo com o levantamento:
- 67% dos brasileiros concorda que já presenciou alguma situação em que uma pessoa sofreu racismo;
- 44% consideram que o principal fator gerador de desigualdades no Brasil é a raça, cor ou etnia. Foi a resposta mais frequente - a segunda foi a classe social, com 29%;
- a violência verbal foi a forma de racismo mais reconhecida pelos entrevistados: para 66%, ela é uma das principais manifestações racistas no Brasil; 42% apontam o tratamento desigual e 39%, a violência física.