Sem conseguir decolar nas pesquisas realizadas em todo o país, o pré-candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), está perdendo terreno em seu principal reduto eleitoral – o estado de São Paulo. De acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem, Alckmin recuou quatro pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado no dia 6 de abril, quando registrava 46%. O tucano ainda aparece na liderança, com 42% das intenções de votos.
Mas a vantagem dele sobre o presidente Lula caiu pela metade e alcança agora a marca nove pontos percentuais em comparação com a última pesquisa. O petista cresceu cinco pontos percentuais, e pulou de 28% para 33% na preferência do eleitor paulista. Outro que perdeu espaço foi o pré-candidato do PMDB, Anthony Garotinho, que recuou três pontos, já que ele registrava 7% na pesquisa anterior. Agora, o peemedebista aparece com 4%.
Segundo turno
Nas projeções realizadas para o segundo turno da disputa presidencial, no estado de São Paulo, Alckmin registrou 52% e Lula 36%. Nessa simulação, o ex-governador paulista apresentou queda de três pontos, pois, no levantamento do mês passado, seu índice era de 55%. O presidente Lula também registrou crescimento no segundo turno, pois, no dia 6 da abril, suas intenções de voto eram de 31%.
Leia também
Segundo o gerente de Projetos do Ibope Opinião, Mauricio Tadeu Garcia, apesar da manutenção da liderança em São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin teve sua vantagem, em relação ao presidente Lula, reduzida pela metade. Na pesquisa divulgada em abril, esta diferença era de 18 pontos e, agora, caiu para 9 pontos.
Garcia destacou que a oscilação está dentro da margem de erro do levantamento, que é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. Mesmo assim, não descartou a possibilidade de o presidente Lula ter conquistado alguns votos do adversário tucano.
Rejeição
Na pesquisa estimulada para medir a rejeição entre os candidatos que pleiteiam o Palácio do Planalto, Lula teve 33%, contra 35% do levantamento de abril. Alckmin registrou 11%, mesmo porcentual da pesquisa anterior. Anthony Garotinho teve 39%, contra 35% da amostra divulgada no mês passado.
A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 28 a 30 de abril, com 1.204 entrevistados de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos e de vários graus de instrução e também de atividade, em 63 municípios do estado de São Paulo. O intervalo de confiança estimado é de 95%.
Suplicy na frente
O Ibope também ouviu o eleitor paulista sobre a disputa pelo Senado. De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem realizadas hoje, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) seria reeleito com 46% das intenções de voto. A mostra indica que o peemedebista Orestes Quércia seria o segundo colocado, com 19%, seguido pela deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), e pelo pefelista Guilherme Afif Domingos, ambos com 4% das intenções de voto.
O levantamento foi encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) e pela Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Fetcesp).
Deixe um comentário