Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que entre 2005 e 2006 o rendimento dos trabalhadores aumentou 7,2%. A média de rendimento do brasileiro é de R$ 883 por mês. Para a pesquisa, o IBGE ouviu 410.241 pessoas em 145.547 domicílios do país.
“A remuneração média dos empregados subiu 6,6%; a dos empregados domésticos, 7,9%; e a dos trabalhadores por conta própria, 5,4%. Dentre os empregados, o rendimento médio daqueles com carteira de trabalho assinada cresceu 4,7%; o dos empregados sem carteira, 4,2%; enquanto o dos militares e estatutários aumentou 11,5%”, diz o levantamento.
A pesquisa também aponta que aumentou o número de crianças entre 5 e 6 anos que freqüentam a escola. A média de anos de estudo do brasileiro também cresceu, já o analfabetismo caiu.
O trabalho infantil, de acordo com o IBGE, diminuiu em todas as faixas etárias. A pesquisa ainda demonstra que, assim como nos países mais desenvolvidos, o brasileiro está envelhecendo e a taxa de fecundidade caindo.
Entretanto, as desigualdades regionais permanecem. “Seja nos indicadores educacionais, seja no acesso domiciliar a bens e serviços públicos, seja na distribuição dos rendimentos”, diz o IBGE. (Rodolfo Torres)
Leia também
Deixe um comentário