Edson Sardinha
Dados divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a economia brasileira voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano, embora sem retomar ainda o ritmo registrado antes da crise financeira internacional.
O PIB brasileiro cresceu 1,3%, entre julho e setembro, em comparação com o trimestre anterior. Em relação ao terceiro trimestre de 2008, o IBGE identificou recuo de 1,2% na economia.
O instituto também revisou as taxas do primeiro e do segundo trimestres deste ano, mostrando que a queda foi maior do que os índices divulgados anteriormente. Em vez de 1,8%, o PIB recuou 2,1% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. No segundo trimestre, a queda foi de 1,6%, e não de 1,2%, como anunciado antes.
O IBGE constatou ainda que o consumo das famílias brasileiras no terceiro trimestre cresceu 2% em relação aos três meses anteriores. Em comparação com o mesmo período de 2008, o consumo subiu 3,9% entre julho e setembro deste ano. A indústria cresceu 2,9% no trimestre. Responsável por 60% do PIB, o setor de serviço teve alta de 1,6%. Já a agropecuária recuou 2,5%.
Deixe um comentário