Quase metade dos 50 estados americanos promove hoje (5) a prévia eleitoral que poderá determinar o rumo das candidaturas dos dois principais partidos. Do lado republicano, a perspectiva é de que o senador John McCain, apontado como favorito, vença os rivais Mitt Romney e Mike Huckabee.
Entre os democratas, o cenário é de indefinição. Pesquisas publicadas nos últimos tiraram o favoritismo da senadora Hilary Clinton, que aparecia, até então, com boa vantagem sobre Barack Obama. Em uma delas, divulgada ontem pela rede de TV CNN, Obama aparece à frente de Hilary, com 49% das intenções de voto, contra 46%. Nas demais, ela segue na frente, mas com pequena margem de diferença.
Na chamada "superterça", devem votar 2.064 dos 4.049 delegados democratas e 1.081 dos 2.380 delegados republicanos. Boa parte desses representantes é formada por políticos atuantes dos dois partidos.
Nos últimos dias, os candidatos voltaram a se atacar. Entre os republicanos, McCain é o principal alvo. Romney afirma que o colega de legenda não é conservador o suficiente para representar o partido nas eleições de outubro por ter votado, por exemplo, contra a redução dos impostos.
Leia também
Já entre os democratas, Hilary tem destacado que o sistema público de saúde proposto por Obama não é universal. O senador, por sua vez, tem lembrado que a ex-primeira-dama votou, no Senado, a favor da invasão ao Iraque, patrocinada pelo atual presidente, o republicano George W. Bush. (Edson Sardinha)
Deixe um comentário