Fábio Góis
O diretório regional do PT no Piauí divulgou nesta quinta-feira (22) nota de repúdio contra declarações do senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Segundo o diretório, ele se referiu ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP) com “impropérios”, como “corno” e “idiota”, no último dia 16, durante o programa “Agora”, da TV Meio Norte, de Teresina.
“O PT do Piauí entende que é lamentável a postura do senador Heráclito Fortes, que faltou com o devido respeito a seu colega de Parlamento, injuriou um dos políticos mais influentes da nação e envergonhou o povo piauiense com um comportamento tão mesquinho e deplorável”, diz trecho da nota, assinada pelo presidente do PT piauiense, o deputado estadual Fábio Novo.
No programa, Heráclito reclamou do fato de Suplicy ter garantido existir um voo de ida e volta de Petrolina (PE) para o Aeroporto Internacional São Raimundo Nonato, no sudoeste do Piauí, numa referência elogiosa ao governo do petista Wellington Dias. O trecho de fato não existe.
Para Heráclito, tal afirmação e o fato de Suplicy ter se submetido a uma brincadeira do humorístico Pânico na TV, na qual usou uma sunga vermelha em pleno Senado, mostram que ele teria se “idiotizado por completo”. Quando o programa da TV piauiense abriu a entrevista para a participação dos telespectadores, Heráclito se irritou com uma mulher, que queria saber se as críticas contra o senador petista não seriam inveja.
Leia mais: Sabrina: “Suplicy tem a boa vontade do Super-Homem”
“Minha filha, me respeite. Eu não tenho inveja de corno, eu não sou corno”, disse nesse momento Heráclito, que tem protagonizado discussões ferrenhas com Suplicy no plenário do Senado. Em uma delas, o senador piauiense recebeu do petista o mesmo cartão vermelho empunhado momentos antes contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). A fita do programa foi solicitada pelo PT local à TV Meio Norte.
Fábio Novo disse ter tido uma conversa com Suplicy ontem (21), e informou que o senador lamentou o episódio e as declarações de Heráclito. Segundo o deputado estadual, Suplicy descarta tomar medidas contra o colega, como processo por quebra de decoro, uma vez que qualquer tentativa de reparo poderia aumentar desnecessariamente a repercussão do fato.
Já a assessoria de Heráclito disse que o senador está em viagem oficial na Suíça, onde participa da União Parlamentar Internacional, e não leu a nota de repúdio do PT.
Confira a íntegra da nota do PT:
“O Partido dos Trabalhadores do Piauí vem a público se solidarizar com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que, na última sexta-feira (16), foi ofendido em programas de televisão, veiculados em Teresina e em todo o estado do Piauí, pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Entre outros impropérios, Heráclito chamou o senador Suplicy de ‘corno’ e afirmou, sem nenhuma cerimônia, que o político paulista havia ‘idiotizado-se por completo’.
O festival de agressões gratuitas, dirigido a Suplicy, deu-se meramente porque o senador petista elogiou as obras erguidas pelo governador Wellington Dias em sua atual gestão dentre elas o aeroporto internacional de São Raimundo Nonato, um dos maiores marcos da administração de Wellington.
O PT do Piauí entende que é lamentável a postura do senador Heráclito Fortes, que faltou com o devido respeito a seu colega de parlamento, injuriou um dos políticos mais influentes da nação e envergonhou o povo piauiense com um comportamento tão mesquinho e deplorável. O Partido dos Trabalhadores sabe que os debates acalorados são próprios da política partidária, mas entende que o mínimo de dignidade e respeito deve ser mantido entre os pares, principalmente se um dos interlocutores é um homem de honradez e brio como Eduardo Suplicy.
Ao tempo em que condena tais atitudes, como a do senador Heráclito Fortes, o PT do Piauí crê que tais afrontas sequer nodoarão a trajetória de Eduardo Suplicy, atingido frontalmente – e, frise-se: gratuitamente – em sua honra, mas já absolvido no imaginário popular pela sua história de lutas, de glórias, de empenho pelo Brasil. Também pelo defensor que Suplicy sempre foi – e é – do Piauí, e deste povo respeitoso, humilde e pacífico, que enobrece este estado.”
Deixe um comentário