Segundo cruzamentos de dados feitos pelo Datafolha (entre os dias 17 e 18 de julho), a senadora Heloísa Helena (Psol) está conquistando parte do eleitorado das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin. O crescimento mais significativo foi no Sul, onde Heloísa aumentou de 3% para 15%.
No segmento da população sulista que tem nível superior, a senadora aumentou oito pontos percentuais (de 11% para 19%), alcançando empate técnico com o presidente Lula (que diminuiu de 20% para 17%). Enquanto o tucano, nesse mesmo grupo de eleitores, perdeu nove pontos (de 54% para 45%).
No Sudeste, a população de nível superior também tem demonstrado maior preferência pela representante do Psol. Heloísa cresceu seis pontos e o tucano reduziu cinco. Lula oscilou de 29% para 27%.
Já no Nordeste, Alckmin caiu oito pontos entre eleitores de escolaridade superior (de 27% para 19%) e Heloísa Helena subiu seis pontos (de 8% para 14%). O petista oscilou de 56% para 52%.
Segundo o diretor de pesquisas do Datafolha, Alessandro Janoni, Heloísa “invadiu” parte do eleitorado mais escolarizado de Alckmin, especialmente no Sul e Sudeste.
Leia também
A margem de erro da pesquisa, que entrevistou 6.264 pessoas, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Deixe um comentário