Mário Coelho*
A página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na internet foi atacada por hackers na madrugada desta sexta-feira (24). Após ficar no ar com o aviso que o Brasil sofrerá o ?maior número de ataques de natureza virtual? de sua história, ela foi tirada do ar. Até o momento, o funcionamento do site do órgão ainda não foi restabelecido.
O aviso deixado pelos invasores dizia: ?Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo fail shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir. Atacado por Fireh4ck3r. Brasil, um país de todos! Não há espaço para grupos sem qualquer ideologia como LulzSec ou Anonymous no Brasil?.
Havia também uma imagem de um olho humano com a mensagem “Ordem e Progresso” inserida na pupila. Apesar de estar fora do ar, é possível ver parte do estrago feito pelo grupo por meio de uma busca no Google. Ao digitar IBGE no site, a primeira resposta é “IBGE HACKEADO! – Fail Shell esteve aqui!”. Da madrugada de quarta-feira (22) para hoje, foram realizados vários ataques a páginas na internet do governo federal. Os portais da Presidência da República, da Receita Federal e do Ministério do Esporte foram alguns dos alvos escolhidos.
Além deles, o site do Senado também foi tirado do ar por alguns instantes. Na manhã de ontem, o grupo LulzSecBrazil postou em sua conta no Twitter um link para um arquivo com supostos dados pessoais da presidenta Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O arquivo com os supostos dados de Dilma e Kassab incluem números de CPF, data de nascimento, signo, nome da mãe do prefeito de São Paulo e também e-mails pessoais do prefeito paulistano.
*Com informações da Agência Brasil
Deixe um comentário