Eduardo Militão O governo federal quer mais R$ 110 milhões para gastar com publicidade em 2010, quando serão disputadas as eleições presidenciais. A proposta orçamentária enviada ao Congresso diz que deverão ser gastos R$ 699 milhões nas ações de publicidade institucional e de utilidade pública, ou 19% em relação ao autorizado para este ano. No orçamento de 2009, foram autorizados gastos da ordem de R$ 588 milhões. No ano passado, R$ 456 milhões. Nessa conta, porém, não entra a previsão dos gastos com publicidade das estatais. Segundo o projeto de lei orçamentária (PLOA) para 2010, a Presidência da República vai gastar com publicidade mais do que os ministérios da Saúde e da Educação. O Palácio do Planalto terá R$ 212 milhões, seguido pela Saúde, com R$ 128 milhões. O Ministério da Educação está na quinta posição, com R$ 27 milhões. A Secretaria de Comunicação da Presidência nega que algumas áreas do governo sejam favorecidas em detrimento de outras na distribuição dos recursos para propaganda. “Não existe uma publicidade da Secom e outra do Ministério da Saúde ou da Educação. Todas são publicidade do Executivo federal voltadas para a população.” Segundo a assessoria do Planalto, os valores da peça orçamentária serão reduzidos em 2010 por causa de exigência da lei eleitoral. Na tramitação do orçamento no Congresso, é possível reduzir ou aumentar as despesas. Na execução, o governo pode congelar (contingenciar, no jargão do orçamento) os gastos. “Em 2010, o Poder Executivo Federal investirá menos em publicidade institucional, de utilidade pública e de produtos e serviços”, garante a assessoria. “A única possibilidade de investir mais será por eventual decorrência de grave e urgente necessidade pública, reconhecida previamente pelo Tribunal Superior Eleitoral.” A assessoria afirma que os dois principais aumentos publicitários dizem respeito ao Ministério da Saúde e ao IBGE. “O Ministério da Saúde lançará campanhas de mobilização para vacinação contra o vírus da influenza A-H1N1 e contra a hepatite e a pneumonia, ambas não realizadas em 2009. O IBGE realizará censo populacional de grandes proporções no próximo ano”, diz a Secretaria de Comunicação. Na hipótese de a lei eleitoral ser desconsiderada e a execução das despesas com propaganda seguir a tendência dos últimos anos, em 2010, os gastos publicitários do governo serão de cerca de R$ 500 milhões. De acordo com a legislação eleitoral, o valor a ser gasto pelo Executivo em ano de eleição não pode superar a média dos três anos anteriores. Esse cálculo inclui os gastos das estatais, que não constam da proposta orçamentária, e outros tipos de propaganda, além da institucional e de utilidade pública. Proposta quer aumentar despesa com publicidade em 19% Autorizado Empenhado* 2006 352.762.090,00 274.229.615,53 2007 314.462.650,00 232.708.059,65 2008 456.039.298,00 414.862.966,26 2009** 588.867.509,00 466.414.753,56 2010 699.125.558,00 *Valor reservado para ser pago. O que não foi empenhado não será gasto. Presidência vai gastar mais que Ministério da Saúde Valor % Presidência da República 212.680.000,00 23% Institucional (21%) 45.680.000,00 Utilidade pública (79%) 167.000.000,00 Min. Saúde 128.016.251,00 14% Min. Cidades 124.950.000,00 14% Min. Planejamento 38.000.000,00 4% Min. Educação 27.000.000,00 2,96% Min. Agricultura 26.703.600,00 2,93% Min. Previdência 18.511.279,00 2,03% Min. Trabalho 18.500.000,00 2,03% Min. Integração Nacional 13.750.000,00 1,51% Min. Desenvolvimento Social 13.500.000,00 1,48% Min. Justiça 13.000.000,00 1,43% Min. Transportes 12.400.000,00 1,36% Min. Cultura 12.000.000,00 1,32% Min. Desenvolvimento Agrário 7.000.000,00 0,77% Min. Defesa 6.671.510,00 0,73% Min. Esporte 6.250.000,00 0,69% Min. Turismo 6.200.000,00 0,68% Min. Pesca 4.902.902,00 0,54% Min. Minas e Energia 3.800.000,00 0,42% Min. Fazenda 2.269.900,00 0,25% Min. Comunicações 2.010.000,00 0,22% Min. Ciência e Tecnologia 500.000,00 0,05% Min. Indústria e Comércio 300.000,00 0,03% Min. Meio Ambiente 210.116,00 0,02% TOTAL 911.805.558,00 100% Fonte: Siafi, consultado em 14 de setembro de 2009, com base apenas nas ações iguais a “publicidade institucional” e “publicidade de utilidade pública”
**Valores computados até 14 de setembro de 2009
Fonte: Siafi, consultado em 14 de setembro de 2009, com base apenas nas ações iguais a “publicidade institucional” e “publicidade de utilidade pública”
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