Pesquisa divulgada hoje (22) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada pelo instituto Sensus, revelou que a avaliação positiva em relação ao governo Lula atingiu índices recordes em setembro. Segundo dados do estudo, a aceitação atingiu 68,8%, em contrapartida aos 57,5% alcançados em abril deste ano, o que mostra um crescimento de mais de dez pontos percentuais.
A avaliação é a melhor desde 2003, ano em que tomou posse e obteve 83,6% de aprovação. Entre as duas mil pessoas entrevistadas nos dias 15, 16 e 17 deste mês, em 136 municípios de 24 estados, somente 16,6% desaprovaram a atuação do presidente.
A pesquisa mostrou também qual a tendência do eleitorado brasileiro para a eleição presidencial de 2010. Em votação espontânea, Lula aparece com 23,4% das intenções de votos, seguido com distância do tucano José Serra (PSDB), atual governador de São Paulo, com 6,7%; do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com 3,3%; e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que teria 1,9%. O percentual de indecisos, no entanto, foi elevado, sendo que 56,7% dos entrevistados não sabem em quem votarão.
Leia também
Em sua conclusão, a pesquisa atribui o crescimento da aprovação ao presidente Lula ao “bom momento da economia e ao discurso direto que ele tem em relação à população”. Segundo os levantamentos do CNT/Sensus, Lula atingiu a maior popularidade de um governante desde o início dos estudos feitos pelo grupo. Os destaques do governo são para o Bolsa-Família, Bolsa-Alimentação, Bolsa-Escola, Vale-Gás, Programa Fome Zero e Programa Primeiro Emprego.
Atualizada às 13h25
[…] do país de US$ 700 bilhões em 2002 para US$ 2,2 trilhões em 2010. As pesquisas nacionais da Sensus mostram que o Bolsa Família não somente ativou o mercado, mas propiciou às pessoas a vontade de progredir e trabalhar ainda […]