Numa manobra para adiar as prévias do PMDB que escolherão o candidato peemedebista à presidência da República, a ala governista do partido conseguiu as seis assinaturas necessárias para realizar uma reunião extraordinária da Executiva nesta quinta-feira em Brasília. As prévias estão marcadas para domingo (19).
A disputa se concentra em dois candidatos: o governador licenciado Germano Rigotto (RS) e o ex-governador Anthony Garotinho (RJ). O grupo governista, encabeçado pelo ex-presidente do Senado José Sarney (AP) e o atual presidente da Casa, Renan Calheiros (AL), argumenta que é necessário esperar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a emenda constitucional que extingue a verticalização.
O STF deve se pronunciar sobre a questão na quinta-feira da próxima semana (23). Assim, os governistas tentam ganhar tempo para fechar uma aliança com o PT nas eleições presidenciais. Para adiar as prévias, os governistas precisam do apoio de, no mínimo, nove dos 16 integrantes da Executiva Nacional.
Leia também
Deixe um comentário