Doze governadores estão reunidos neste momento na residência oficial do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL), em Águas Claras, para discutir modificações no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado pelo governo no último dia 22.
Estão presentes na reunião os governadores: Yeda Crusius (PSDB-RS), Luiz Henrique (PMDB-SC), Aécio Neves (PSDB-MG), Paulo Hartung (PMDB-ES), André Puccinelli (PMDB-MS), Blairo Maggi (PR-MT), Alcides Rodrigues (PP-GO), Marcelo Déda (PT-SE), Wellington Dias (PT-PI), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Eduardo Braga (PPS-AM), além do anfitrião, José Roberto Arruda.
Às voltas com pesadas dívidas e com dificuldades financeiras para cumprir seus compromissos de campanha, os governadores querem mais dinheiro do governo federal para fazer os investimentos que o PAC prevê para os governos estaduais.
No próximo dia 6 de março, o presidente Lula se reunirá com os governadores e os líderes estaduais. No encontro com o presidente, eles pretendem apresentar medidas de ajuste ao plano do governo federal.
Leia também
Estão na pauta de reivindicações 11 pontos de interesse dos estados. Entre eles, a lei Kandir, PIS/PASEP, Cide, CPMF, Fundeb, a prorrogação do prazo para o pagamento das dívidas (PPI estadual) e o não contigenciamento para verbas para a segurança.
O Centro Oeste vai propor o fortalecimento da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco) e a transformação do Banco de Brasília (BRB) em um banco de fomento da região. Além disso, estarão entre as sugestões o monitoramento das fronteiras (MT e MS) e o controle da febre aftosa. (Ricardo Taffner)
Deixe um comentário