O ministro Gilmar Mendes foi eleito hoje por 9 votos a favor e 1 contra, como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A eleição não teve surpresa uma vez que pela tradição da Corte, o ministro mais antigo, que não tenha sido presidente, é eleito.
Mendes deve tomar posse no próximo dia 23 de abril quando substituíra a atual presidente do STF, ministra Ellen Gracie. De acordo com o regimento interno do tribunal, na data em questão, a ministra passa a ser a relatora de todos os processos que até então estavam sob a análise de Gilmar Mendes. A vigência do cargo de presidente é para o biênio 2008-2010.
Além de ser eleito presidente do STF, Gilmar Mendes também foi indicado para assumir a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para ocupar o cargo, no entanto, ainda precisar ser sabatinado no Senado.
Na mesma sessão, realizada hoje (12) no STF, o ministro Cezar Peluso foi eleito vice-presidente do tribunal.
Indicação
Gilmar Mendes foi indicado para ocupar uma vaga na Corte em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, ele substituiu o ministro Néri da Silveira que deixou o cargo para se aposentar. Já Cezar Peluso, indicado pelo presidente Lula, ocupou a vaga do ministro aposentado Sydney Sanches. (Erich Decat)
Leia também
Confira o currículo dos ministros eleitos
Curriculum Vitae do ministro Gilmar Mendes (simplificado)
Curriculum Vitae do ministro Cezar Peluso
Deixe um comentário