O general da reserva Rômulo Bini Pereira, ex-chefe do Estado Maior do ministério da Defesa, admitiu a intervenção militar como saída para a crise política que envolve os três Poderes da Republica. Em artigo publicado nesta quinta-feira (15) no jornal O Estado de S. Paulo (leia íntegra abaixo), o militar escreve: “Se o clamor popular alcançar relevância, as Forças Armadas poderão ser chamadas a intervir, inclusive em defesa do Estado e das instituições”.
Um dos mais influentes militares das gerações que atuaram durante a ditadura militar, o general faz uma análise da situação política brasileira, critica o Congresso Nacional e até o governo. Segundo ele, a elite política empurra o Brasil para o brejo. Sob o título de “Alertar é Preciso 2”, o artigo do general diz que as Forças Armadas serão a “última trincheira defensiva desta temível e indesejável ida para o brejo”. E conclui: “Não é apologia ou invencionice. Por isso, repito: alertar é preciso”.
Leia também
No longo artigo, o general faz uma análise da situação política no Brasil e no Mundo. Critica o Congresso por ter acrescentado punições ao Judiciário entra as medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público. Sem citar o nome, lembra que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é réu por peculato e afrontou uma decisão de um ministro do Supremo que determinou seu afastamento do cargo, por estar na linha sucessória presidencial. Também citou “um grande número de parlamentares envolvidos em processos judiciais”.
Sobre o Judiciário, o general diz que a sociedade ainda confia nos juízes de primeira instância, mas coloca em dúvida a atuação dos tribunais superiores. “Nas instâncias superiores o quadro é diferente”, escreveu. Aproveitou para criticar o foro privilegiado, direito das autoridades de serem julgadas exclusivamente pelo STF – o que, segundo ele, acarreta sobrecarga e morosidade nos processos julgados pelo Supremo. Diz que o Judiciário está contaminado pela política partidária.
General Bini considera ainda que o país enfrenta uma “desgraça sem precedentes” e tenta profetizar: “É nesse cenário de ‘desgraças’ que as instituições maiores e seus integrantes deverão ter a noção, a consciência e a sensibilidade de que o país poderá ingressar numa situação de ingovernabilidade, que não atenderá mais aos anseios e às expectativas da sociedade, tornando inexequível o regime democrático vigente”. E insinua: “É um caso, portanto, a se pensar”.
Reincidente
PublicidadeEsse não é o primeiro artigo do general Bini fazendo análise política e propostas de solução. Em novembro de 2015, ele escreveu outro texto e o veiculou no mesmo jornal, com o mesmo título, em que fazia uma análise também catastrófica da situação política daquele momento.
No texto do ano passado, o militar lembra que um colega general, em documento interno, alertou para o agravamento da crise institucional, que poderia conduzir o país a uma “caótica conjuntura”. “Nesse casão, as Forças Armadas teriam de ser empenhadas e, por isso, deveriam estar adestradas”, escreveu.
O general Bini está na reserva e não tem qualquer comando de tropa. Seu artigo representa o que pensa uma minoria mais barulhenta de oficiais das Forças Armadas, formada por generais e coronéis saudosistas que viveram a ditadura militar (1964-1985).
Fontes das Forças Armadas garantem que o discurso político do general não tem eco na caserna atual, formada por gente profissionalizada, de outra geração. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, leu o artigo do general logo cedo, mas nada comentou. Há uma semana o comandante do Exército, general Eduartdo Vilas Boas, chamou de “tresloucados” e “malucos” quem pede intervenção militar para resolver a crise.
Leia a íntegra do artigo veiculado nesta quinta-feira (15):
“Alertar é preciso 2
Rômulo Bini Pereira
General da Reserva
A renomada escritora e jornalista Cora Rónai, em lúcido artigo, fez um alerta: ‘(…) um país vai para o brejo aos poucos construindo uma desgraça ponto por ponto (…)’. Felizes palavras em face do momento crítico pelo qual passa a Nação brasileira. Em cima de um conhecido ditado popular, ao citar o termo brejo, fez uma sutil alusão a indicar para onde caminha o Brasil.
A inesperada e incorreta invasão promovida recentemente na Câmara dos Deputados por um grupo de manifestantes é uma dessas ‘desgraças’. Membros do governo, lideranças políticas e a imprensa expressaram seu desacordo e sua indignação quanto à invasão e enquadraram o grupo de manifestantes como representantes da ‘direita’ e, até para alguns, da ‘extrema direita’. Esse enquadramento teve como origem a utilização de palavras de ordem que exigiam intervenção militar. O ministro da Defesa declarou que os militares não aprovaram o ato e permanecem em observância dos preceitos constitucionais, atitude que as Forças Armadas vêm adotando desde 1985.
A invasão suscita, entretanto, algumas considerações em razão do cenário político não só do País como do mundo. Os adeptos da adoção de uma intervenção militar vêm crescendo visivelmente. Não se tem conhecimento se são adeptos de uma ação direta manu militari ou de um apoio total e participativo num novo governo não eleito pelo voto popular. São cidadãos de meia-idade que conviveram com o regime militar e consideram o período de proveito para a sociedade brasileira. Por terem a mesma visão, a eles se juntam jovens revoltados e sem esperanças de melhoras na crise que o País vive. Já não se intimidam com o patrulhamento e com o ‘politicamente correto’ tão apregoado no Brasil. Alegam que as Forças Armadas cultuam princípios e valores que não veem em outras instituições e que elas seriam a única solução para a crise atual.
No cenário mundial, dois fatos políticos recentes suscitam também observações válidas: as eleições presidenciais nos Estados Unidos e o plebiscito que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit). As análises feitas por institutos de pesquisa mostram que a principal causa dos surpreendentes resultados é creditada aos governos centrais e suas instituições, que se afastaram das opiniões e dos interesses de suas respectivas populações. Acrescentam que houve uma verdadeira desaprovação, por parte dos eleitores, dos defensores do ‘politicamente correto’, isto é, votaram contra opiniões e pareceres dos intelectuais, de segmentos do mundo artístico e cultural e, ainda, da mídia em geral. Todos davam como certa a vitória das propostas derrotadas. Uma discordância dos que se arvoram a ditar e impor propostas e ações afastadas da realidade de seus povos.
Em 8 de novembro de 2015, este jornal publicou artigo intitulado Alertar é preciso, no qual questionei se as instituições maiores estavam consolidadas e funcionando corretamente. Passado um ano, reafirmo o meu questionamento com uma agravante. O segundo artigo da Constituição está em vigor ou é um princípio fundamental inócuo?
No Legislativo, sabemos agora que a Câmara dos Deputados não é um cartório, e sim que três centenas de deputados fizeram ‘’“emendas à meia-noite” a desvirtuar as medidas anticorrupção propostas pelo povo brasileiro. O presidente do Senado, considerado réu pelo STF por acusação de peculato, confrontou e desobedeceu a uma decisão monocrática de juiz da Suprema Corte, fato que fere qualquer sistema dito democrático. E para agravamento do quadro político, é grande o número de parlamentares envolvidos em processos judiciais. Uma ‘desgraça’ sem precedentes.
No Judiciário os brasileiros ainda depositam esperança, graças ao corajoso desempenho dos juízes de primeira instância. Nas instâncias superiores o quadro é diferente. O esdrúxulo direito de foro privilegiado acarreta uma sobrecarga de processos no STF, o que lhe dá uma pauta extensa e criticada e indesejável morosidade. Com a transmissão de suas sessões pela TV, constata-se que são graves as divergências pessoais entre alguns de seus membros. E a presença da política partidária faz-se notar. A divulgação de altos salários no Judiciário – ditos legais, mas imorais –, o ‘fatiamento’ de artigo da Constituição aprovado pelo ex-presidente da Corte no processo de impeachment e o desgastante e inédito processo envolvendo o presidente do Senado afetaram a imagem e a credibilidade da instituição.
No Executivo, a situação econômica indefinida, o possível envolvimento da equipe governamental em atos de corrupção, o desgastante processo das tratativas parlamentares para a aprovação de propostas úteis para o País e uma oposição agressiva são aspectos que, gradativamente, fragilizam e deixam acuado o governo. Já se fala em novas eleições e até mesmo em deposição. A atual oposição esqueceu-se de que foi a única responsável pela calamidade que tomou conta do País. Governou durante 13 anos, deixou-o na bancarrota e instituiu uma imoralidade sistêmica. Está em pleno processo de “vitimização” e já defende, histericamente, as manifestações radicais de rua com ações e depredações. É o mesmo modus operandi de passado recente.
É nesse cenário de ‘desgraças’ que as instituições maiores e seus integrantes deverão ter a noção, a consciência e a sensibilidade de que o País poderá ingressar numa situação de ingovernabilidade, que não atenderá mais aos anseios e às expectativas da sociedade, tornando inexequível o regime democrático vigente. O aludido brejo é significativo. É um caso, portanto, a se pensar.
Desse modo, se o clamor popular alcançar relevância, as Forças Armadas poderão ser chamadas a intervir, inclusive em defesa do Estado e das instituições. Elas serão a última trincheira defensiva desta temível e indesejável ‘ida para o brejo’. Não é apologia ou invencionice. Por isso, repito: alertar é preciso.
* General de exército,foi chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa”
Só falta pedirmos de juelhos para atender esse clamor. Misericórdia!
Escrever uma palavra para discutir sobre esse assunto é jogar tempo fora!
Os brasileiro já estão acostumados a perder!
À anos que o povo do bem vem pedindo INTERVENÇÃO MILITAR, mas os generais insistem em fazer vistas grossas, deixando nos à mercê do STF e dos governantes comunistas inimigos da nação. Pedimos o REGIME MILITAR de volta
Bela ditadura, Congresso em Foco!
Não fuzilou seus opositores como fizeram as DITADURAS comunistas e deixou herança maldita pra saquear o Brasil!
Imprensa pau-mandada tem que entrar no pau!
Temos que começar a espancar os políticos.
No mais tardar, em 2018!
O exercito já tem prova de sobra para uma intervenção militar é só faze lo cumprir as obrigações com o povo o clamor popular já tem
O que muitos se esquecem é de que uma intervenção militar para ser executada precisa ser aprovada pela maioria do Congresso Nacional, assim como foi em 1964. E aÍ? Resta, então nós mesmos intervirmos numa grande intervenção civil que essa sim poderá acionar a intervenção militar sem precisar passar pelo Congresso Nacional. A ordem é ocupar os três poderes em Brasília, declarar o prédio do Congresso Nacional como presídio público temporário. Obrigar os parlamentares a assinarem a Nova Constituição Federal que já foi elaborada pelo grupo do Facebook Soteros Brasileiros, executar o Plano Pós ocupação desse grupo, num governo provisório até voltar a ordem e o progresso no Brasil, decretar a intervenção militar até a nível municipal e, por fim, decretar novas eleições mas sem nenhum candidato investigado pela PF ou sob suspeita de corrupção.
Quando eu atingi a idade para me inscrever nas Forças Armadas, fui dispensado por excesso de contingente. Não fosse isso eu poderia hoje ser um General, porque, valorizo muito as nossas Forças Armadas. Dito isso, eu penso que os nossos generais estão dormindo, porque, com o caos estabelecido no País, do meu ponto de vista a intervenção já vem tarde. Já deveria ter acontecido. Se fosse eu um comandante já a teria determinado. Digo isso com respeito às autoridades. Mas, afirmo, o pior pecado de todas as autoridades é a omissão, a inércia exagerada…
E pensar que o perfil de quem deseja tanto se sentir protegido dentro da “caserna” é o mesmo que fica puto qdo depois da balada regada a “balinha” e “docinho” a policia dá aquela blitze e dá aquele esculacho pq achou um baseado escondido na sua carteira e viu que seu nariz tá branco de pó nóia…
Intervenção Militar JÁÁÁÁÁÁ´!
O mais interessante é que continuam elegendo os corruptos e seus indicados !!
Pelo que percebi partidos políticos e seus integrantes armaram pra cima do melhor presidente que o Brasil já teve, e armaram uma briga de foice com difamações e calunias tentando atingir Lula e Dilma e acabaram alastrando a podridão aos quatro cantos . Outro dia em uma festa falaram tão mau do PSDB , PMDB,DEM que acabei acreditando que foram os responsáveis por esta crise política que acabou numa crise afundando o Brasil . O jeito que penso ,seria mesmo um intervenção militar até 2018 , precisa -se de uma vassoura bem grande pra varrer essa quadrilha que se apoderou do poder. E tem mais não vão dar sossego pro Lula enquanto ele tiver a preferencia , não se importam com o destino do pais . O interesse mesmo é chegar novamente ao poder custe o que custar . Esses partidos principalmente os mais aparecidos na mídia
é tão grande a dor de cotovelo que estão dando na cara . Não são dignos de ocuparem cargo algum !!!
O problema da intervenção militar é que os administradores do país serão pessoas que não foram escolhidas pela população.
Em que pese a população brasileira escolher mal, esta são as regras do jogo. Solução para o povo votar melhor, educação, somente isso.
Há remédios paliativos, como campanha política se resumir a propaganda eleitoral em rádio, tv e internet, sendo proibidos comícios, panfletagem, carros de som, outdoor, etc… Obrigatório debate político nas três maiores emissoras de TV e fim de concessão prévia para exploração de televisão e rádio no País.
Ah, sugiro ainda o fim da câmera dos deputados, fiquemos apenas com o Senado pra legislar, 81 senadores, com todas suas regalias, já é o suficiente para fazerem leis, porque fiscalizar o executivo, eles já delegaram ao TCU, CGU e MPE/MPF.
Por fim, mas não menos importante, fim do voto e alistamento obrigatório. Vamos tratar o povo como adultos, é muita ingerência na minha “liberdade” para garantir minha “liberdade”.
A verdade é que o momento atual do país é bem sério, isso é inegável, mas devemos tentar a todo custo a solução pela via democrática que ainda vivemos, fazendo manifestações sociais, reivindicações popular. Querer já chamar os militares para tomar o poder e resolver as coisas, é um equivoco grande e pode trazer danos irreparáveis ao país, como já historicamente ocorreu na época da ditadura. Então tem que se ter muito cuidado nessa ideia de chamar os militares, agora é claro que as instituições brasileiras também não podem vacilar muito, e o alerta fica mais para a classe politica, e o judiciário, que tem que ter bastante responsabilidade e pensarem mais no país como um todo, para que esse país não se afunde de vez.
O general pertence a uma geração que não entende e não quer entender o que diz a Constituição. O mundo mudou, a guerra fria acabou, o muro de Berlim ruiu, a URSS não existe mais, Cuba reatou os laços diplomáticos com os EUA e nossa crise se resolverá com ELEIÇÕES DIRETAS, entendeu General?
Mas não vai ter eleição agora. Vai ler a Constituição.
Conheço perfeitamente a Constituição. Que seja. Mas teremos eleição em 2018. Golpes e intervenções militares só nos jogarão em mais
atraso e nos apartarão ainda mais do mundo civilizado. Ditadura, nunca mais!
Este deveria ser preso imediatamente!
Em 64 a classe média clamou pelos militares pelo mesmo motivo que hoje clama, o suposto resultado não seria diferente.
Mas convenhamos que os três poderes com raras exceções formam uma grande pocilga.
EU TBM NUNCA PENSEI MAS AGORA DIANTE DE UMA TROPA DE BANDIDOS ASSALTANDO A NOSSA NAÇAO CONSIDERO UMA INTERVENÇAO MILITAR INDIRETA CONSIDERAVEL ….ALGUEM TEM QUE ESTANCAR ESSA SANGRIA …….ACABEI DE LER QUE DUDA MENDONÇA AQUELE ENVOLVIDO NO ESCANDALO DO MENSALAO ACABA DE VENCER AO LADO DE OUTRAS 3 EMPRESAS ( TODAS AS EMPRESAS QUE VENCERAM TEM O NOME DO CONSELHEIRO DE TEMER ANTONIO LAVAREDA ) A DISPUTA PELA SEGUNDA MAIOR CONTA DE PUBLICIDADE DA ESPLANADA dos Ministérios: da Saúde,CUJA PREVISAO ORÇAMENTARIA E’ DE 205 MILHOES POR ANO !!!!!! …..O POVO BRASILEIRO NAO PRECISA DE PUBLICIDADE DE SAUDE ….PRECISAMOS DE HOSPITAIS …REMEDIOS ,,,MEDICOS ….O POVO MORRENDO NA PORTA DOS HOSPITAIS E ESSES ASSASSINOS PENSANDO EM PUBLICIDADE!!!!…..A FARRA DA CORRUPÇAO CONTINUA MESMO COM A LAVA JATO ….ELES SAO DESTEMIDOS …SEM VERGONHA …….MAU CARATER ……..REVOLTA TEM QUE SER AGORA …OU OS MILITARES OU O POVO NAS RUAS NAO DE MANEIRA PACIFICA ….PORQUE O CLAMOR NAS RUAS JA TEVE GENERAL…. MAS PARECE QUE NINGUEM QUIS OUVIR !!!!!!
Mais um ‘direitista’ fascista, fanático, hipócrita, ‘pau mandado’ do imperialismo, ultrapassado e inconsequente, falando besteiras e ‘viajando na maionese’!… Os tempos são outros, senhor ‘milico’ das antigas e o que ficou faltando foi uma boa e necessária correção em todos vocês, que deveriam ter sido julgados, condenados e presos por ‘alta traição’ à pátria, ao povo e às instituições democráticas!… ‘Filhotes da ditadura’, falsos patriotas, traidores, que deveriam, sim, ter sido contra e impedido mais esse último golpe da direita reacionária, contra a nossa Democracia e contra o povo brasileiro!!!
Cara vc adora ser roubado em tudo, principalmente a sua dignidade como cidadão que paga uma das maiores cargas tributárias do planeta com retorno medíocre para a sociedade. Chega de políticos patifes no poder!.
Respeito o seu posicionamento, mas, desculpe-me, nada justifica o arbítrio, a agressão e o desrespeito à Democracia, às instituições e à vontade majoritária popular!… Temos que ser contra a quaisquer tentativas de golpe, seja jurídico, político ou por intervencionismo militar, ou o que seja!… A nossa história comprova: todos os golpes de estado por que passamos, sempre da direita reacionária e fascista, nunca deram certo!… Aliás, muito pelo contrário, representaram atraso, arbitrariedades sem controle, endividamento do estado, pobreza extrema e caos social e político!… Outra coisa, não use a (sua) mesma ‘régua’ para generalizar atos, retidão ou falta dela, caráter, honestidade, compromisso com a verdade e com a justiça etc., pois, assim como políticos, como juízes, como policiais… enfim, como qualquer outro cidadão há, sim, àqueles muitos que se destacam e são honrados, honestos e não são hipócritas!… Dizer que essa ou aquela classe não presta, pondo todos numa mesma vala suja, além de ser um tremendo engano e uma maledicência repetitiva, inócua e injusta, corre-se o grande risco de ser igual a quem tanto se critica e/ou fazer parte do mesmo ‘jogo’, a fim de autodefesa!… Repare que, nos últimos tempos, isso vem acontecendo sistematicamente e em grande escala e, acredito, que vai crescer ainda mais!… Terminando, devo dizer-lhe que, em face de minha idade, passei por todo o período que antecedeu e o durante o regime ditatorial militar – cujas ‘justificativas’ foram as mesmas, ou seja, ‘corrupção’, ‘estado quebrado’ etc. etc. … -, e a corrupção e o desmantelamento e o endividamento do estado foram os maiores de toda a nossa história, sem contar que passamos a ser um dos ‘quintais’ do imperialismo ocidental. Servi ao Exército, chegando a cabo, e sempre vi todo o tipo de ‘maracutaias’ e corrupção em todos os níveis!… Quando dei baixa, voltando ao trabalho civil, informo-lhe que, pelo menos, em quatro empresas em que trabalhei haviam os famosos ‘testas de fero’ – àqueles, ‘preparados’ para subornarem as empresas públicas e privadas, a fim de se vencerem concorrências e conseguirem vantagens e benesses… tudo pago com o dinheiro ‘público’, advindos de contratos bilionários com as estruturas de poder vigentes à época!… E não podia se falar nada, porque havia forte censura e repressão constantes!… Advinha quem compunham o imenso quadro de ‘testas de ferro’ pelo Brasil afora?… Militares reformados e todos de alta patente!… Portanto, Bento Camargo, por pior que seja a Democracia, esta é infinitamente superior e melhor do que qualquer ditadura, imposta à força e sem o apoio maciço do povo, sem eleições livres e diretas! Leia mais, e muito, sobre a nossa história e a política!… Não se deixe enganar pela grande mídia fascista, sonegadora, devedora e muito, mas muito, corrupta, mentirosa, desonesta, ludibriadora e contra todos os princípios fundamentais da Democracia!… O que você acha que esse governo ‘ilegítimo’ está fazendo, a serviço de quem, de forma ditatorial e pusilânime???… Um abraço e obrigado pela atenção.
Caro amigo Eduardo que bom podermos divergir sem agressões pessoais, isso é muito bacana. Lendo meu comentário não encontrará em nenhum momento a afirmação de “golpe militar” ou “regime militar”, muito pelo contrário lerá apenas “intervenção das FFAA” por tempo necessário e devolução aos civis em eleições diretas e livres, seria isso uma medida totalitária quando estamos vendo e vivendo as instituições democráticas se deteriorando dia a dia?. Um abraço e obrigado também!.
Sr. Bento Sartori de Camargo, compreendi e aceito suas novas ponderações e esclarecimento adicionais!… Na verdade, seu retorno à minha resposta serviu-me também como um elogio pessoal, que devolvo ao senhor com muito respeito e apreço! Obrigado e que tenhamos todos um 2017 mais tranquilo, sem maiores atribulações e que tudo seja bem melhor, em todos os sentidos.
O que nos diferencia é exatamente essa visão cujo objetivo maior é fazermos o possível para que passemos um país menos injusto para a maioria, maioria onde estão inclusos nossos filhos, os netos enfim toda uma geração que nos substituirá. Agradeço sua manifestação a meu respeito e com certeza Eduardo, tenho aprendido coisas importantes com você também. Desejo a você e um ótimo final de ano e que o próximo seja com toda saúde e gratas realizações!.
Obrigado. Desejo o mesmo para você e a todos os seus entes queridos, entre familiares e amigos! Vivas a 2017!!!
Mais um comunista tentando desvirtuar tudo. “falso patriota” você encontra nos porões do comunismo no Brasil. Hipocrisia é só o que os partidos de esquerda pregaram até hoje no Brasil. Você acha que tem democracia, mas o que tem são pessoas de baixa renda sendo manipuladas.
Teus amigos de esquerda não deram melhor educação para nossas crianças e adolescentes por um motivo, ficar no poder perpetuamente.
Se tem alguém que ama seu país é aquele que jurou morrer por ele. O que gente como esses teus políticos comunistas sabem sobre isso?
Não defendo golpe de nenhum lado, mas o golpe comunista foi dado e está caindo. Tão pouco defendo intervenção(que é legal), pois nosso povo não tem maturidade pra isso devido ao domínio da influência do pensamento comunista.
Sr. Eduardo P., acho que está havendo um grande equívoco com a sua interpretação do que realmente seja ‘comunismo’ e o que é ‘ideologia de esquerda’!… Vocês da ‘direita reacionária’ têm dificuldade de separar e entender diferenças e divergências de ideias e de opiniões!… Às vezes, confundem tudo e classificam pelo ‘geral’ ou pelo mínimo que sabem ou que ouvem falar!… Tem até gente que classifica os comunistas somente pela cor vermelha!… Fazer o quê?!… Bem, não vou me estender para não ser insultado gratuita e injustamente!… Teço minhas breves e modestas opiniões pelo ‘pouco’ de leitura que tenho e também pela vivência dos fatos e por experiência de vida!… O Sr. Bento Sartori de Camargo também ‘discordou’ do meu posicionamento e eu, em seguida, o respondi e justifiquei com humildade o meu ponto de vista, sem ofensas mútuas!… Recebi daquele a resposta, o que considerei um elogio e fiquei satisfeito e feliz! Enfim, para encerrar, devo esclarecer ao senhor que não sou um comunista, visto que, em termos de ideal, estou mais para um ‘socialista liberal’, mas sempre acreditando e lutando ‘à esquerda’ contra esse ‘fascismo’ da ‘direita tupiniquim’, que sempre esteve no poder e pouco ou nada fez pelo nosso Brasil. Fique em paz. Obrigado.
“Vocês da ‘direita reacionária’ têm dificuldade…”; “…pelo mínimo que sabem ou que ouvem falar!”; “…contra esse ‘fascismo’…” ; “…’direita tupiniquim’…”
Claro que o Sr. adora ter um diálogo “sem ofensas “, isso fica bem claro no teu texto.
Retire tudo o que o Governo Militar construiu (e não se esqueça do mobral) e depois tente, com toda sua ‘humildade’, estabelecer o cenário para o Brasil de hoje.
O Sr. deve ter vivido muitas coisas de fato, porém não viveu tudo e tão pouco o que outros vivenciaram. Eu também conheço os livros e por isso mesmo não considero haver verdade absoluta em nenhum deles, e por isso que eu converso e ouço os que lutaram contra o avanço do comunismo no Brasil, os que lutaram na Itália e todos os outros que colocaram suas vidas em risco e perderam irmãos por um Brasil melhor. Esses homens e mulheres não se esconderam atras de máscaras e não atiraram nas costas de ninguém, eles também não traíram seus companheiros que o defenderam e cuidaram deles nos momentos mais difíceis.
Vou lhe ensinar uma coisa que teus livros e tua vivência (por falta de oportunidade) não lhe ensinaram, nenhum militar ama a guerra, nenhum militar ama a violência ou tem prazer nela, mas todos eles juraram amar nossa Pátria e morrer por ela se for necessário. Quem duvidou disso pagou o preço.
O Sr. deveria sentir orgulho dos militares que tem no seu País, pois eles morreriam pelo senhor sem lhe perguntar qual ideologia o Sr. segue.
Sr. Eduardo P., mais uma vez, não distorça o sentido de minhas palavras!… Eu não sou contra as Forças Armadas, pelas quais também tenho admiração e orgulho e, por conseguinte, não tenho ‘raiva’ dos militares, até porque fui um deles na minha juventude!… Somente divirjo daqueles que, como o senhor, tentam provar que o ‘governo ditador’ de 21 anos, após o golpe militar de 1964 (também midiático/político), significou a ‘salvação da pátria’, foi melhor e positivo! Não o foi, em todos os sentidos!!!… Desse modo, embora eu concorde em parte com muitos dos senhores, no tocante à desordem político-jurídica-institucional por que estamos passando, não vejo como uma boa e única saída a ‘intervenção militar’, ou quaisquer outras iniciativas que não sejam através dos meios civis e legais, republicanos e democráticos!… Se o senhor tivesse tido o interesse em ler os meus outros comentários, assim como eu tive ao ler todos os seus, teria percebido que minha vivência e consequente ‘muita experiência’ estão muito além do previsível, do achismo e do simplismo pelos quais o senhor supõe me ‘julgar’ e ‘aconselhar’!… De qualquer forma, valeu por tudo!… Agradeço a atenção e o respeito.
Ainda temos nossas riquezas minerais principalmente o Nióbio que daria somente para um salto em nossa soberania sem procedentes.Pergunto aos senhores; Com este estado democrático comandado por organização criminosa onde cerca de 60 % dos políticos tem processos judiciais e alguns são réus em primeira e segunda instância? A sociedade sofrendo, sendo assaltada todos os dias, assassinadas,sem médicos sem saneamento básico, Educação fracassada, as desigualdades efêmera e ainda temos que manter estes três poderes podres sugando nosso sangue?
Estou e acordo por uma intervenção militar.Se alguém é contrário, respeito ás opiniões contrarias.Vamos aos fatos.Desde da promulgação da Constituição em 1988, houve avanços e conseguimos a tão sonhada democratização.Acontece é que durante este período 1988 á 2015 poucos políticos e magistrados foram presos e teve seus bens confiscados.Se fizermos uma pesquisa minuciosa,á corrupção no brasil causa um prejuízo na casa dos trilhões! Em quase todas as operações da PF com provas robustas,os bandidos da organização criminosa, consegue contratar os maiores escritórios de Advocacia e sendo beneficiado através da constituição que foi escrita para garantir que a bandidagem tenha suas vantagem conquistada. Banestado, Carf, Zelotes, Sivan,, Anões do Orçamento, Compra de emendas parlamentar, Grilagem, e ainda o pior á Dívida Pública que nunca foi auditada
Sem contar que temos uma das mais altas cargas tributárias do planeta com retorno medíocre para a sociedade. Chega de incompetência e roubalheira!.
Só pra contribuir;
LER,não entender,e vestir a carapuça de TRESLOUCADOS e MALUCOS.
Quem fez tal comentário é patente de pijama , sem voz nenhuma , se gritar cai a dentadura..
Fontes das forças armadas garantem que o discurso POLITICO do general NÃO TEM ECO na caserna ATUAL,formada por profissionais de outra geração.
E a mídia toca a boiada.
chegou o MOMENTO DE PRENDER A MAIORIA DO JUDICIARIO, LEGISLATIVO, EXECUTIVO E EMPRESÁRIOS. E AS FORÇAS ARMADAS QUE CUIDEM DAS FRONTEIRAS PORQUE OS USA É QUE TRAMOU ESSE GOLPE!!! QUE NOS DEEM ELEIÇÕES GERAIS JÁ E DEIXEM O POVO DECIDIR!!! A MISSÃO AGORA É PRENDER TODOS DO STF, O AGENTE DA CIA QUE É O SERGIO MORO, O LEGISLATIVO QUASE TODO E OS NOMES DOS GOLPISTAS ESTAO LÁ. O EXECUTIVO SERIA O PRIMEIRO. AGORA DEEM A LIBERDADE DE DEMOCRACIA PARA O POVO! NAO SE ATREVAM DE TRAIR O BRASIL APOIANDO MAIS UM GOLPE DOS USA COMO ESSE FEITO EM 2016,
Vai ler a Constituição.
Que viagem! Os EUA estão se lixando para a zona do Brasil
Vejam a opinião do Pai da Pesquisa Nuclear no Brasil.https://www.youtube.com/watch?v=XlcdR6rqGFI
Meu clamor popular e pela EXTINÇÃO das forças armadas. Atende meu Clamor Generaleco! Pra que servem? Bando de FAZNADA brincando de soldadinho….custam uma fortuna ao pais e não tem função nenhuma (defender fronteiras? soberania? ah, para!)
Quem combate o tráfico de drogas nas fronteiras ? Quem socorre o povo em desmoronamentos em áreas esquecidas pelo governo ? Quem ajuda em acidentes de avião com desaparecidos como no caso q aconteceu recentemente do time de futebol ? Quem leva comida para povos carentes ? Quem assume o lugar da polícia em caso de greve ? Quem defenderia o país com a vida em caso de guerra, vc ? N conhece nada sobre os serviços militares. N passa de um “tresloucado”.
Esperando o quê pessoal?! Intervenção militar já! Já servi no Exército, e posso afirmar com total certeza que existe no militarismo uma gama muito grande de profissionais altamente capacitados na parte financeira, infra-estrutura, serviços investigativos, etc… Uma ditadura atual no país, não seria como o era antigamente…
Igor, leve suas ideias para as URNAS e se elas passarem, ai sim. Caso contrario, e golpe.
As urnas deste país não funcionam como deveriam. Nunca funcionarão em um país que não dá a mínima para a educação. Os analfabetos deste país são a grande maioria, pois se não o fossem, ladrões como Collor, Maluf, Lula jamais seriam REeleitos. Jamais teríamos analfabetos sendo eleitos. O Tiririca continuaria fazendo suas idiotices na TV, e não no Congresso. Mesmo com um judiciário falho, em um país com educação de base sólida, a justiça para estes vermes seria feita pelas urnas. Lula não conseguiria ser eleito nem para síndico de condomínio. As urnas deste país são um engodo.
Intervenção não é golpe. Está previsto em lei. Para de falar o que você não sabe.
Sua opinião é um tanto conflitante, vc afirma em primeira mão “intervenção militar já” e ao final afirma “uma ditadura atual no país …”, é fundamental o foco de uma intervenção das FFAA com ações para botar ordem nesse galinheiro pelo tempo necessário e devolver aos civis novamente em eleições diretas e livres.
A porção vagabunda da sociedade, hoje, é muito numerosa e baderneira. Vejam os protestos: ônibus queimado, criança mantando outra dentro de escola ocupada por esquerdistas, destruição de patrimônio privado, etc. O Estado tem medo dessa “gente” devido ao alto nível de delinqüência. Talvez seja hora de chamar as FFAA apenas para que não sejam mais usadas balas de borracha na contenção dos esquerdistas e que sejam melhor tratados, só isso.
Já demoraram demais, chega de políticos patifes no poder o lugar deles é apodrecer no xilindró sem a menor piedade.
Se houver clamor das ruas? Ruas não clamam General. Clamor é um ato puramente humano e, até inumano. Lembre-se, que o povo brasileiro – com seu incurável complexo de vira-latas – só ocupa as ruas quando é conclamando por uma mídia manipuladora e parcial e, sempre em favor dos “maus”. As exceções que vão por outros motivos, sempre foram e continuam sendo minoria, por isso perderam para vocês e perderão para essa raça de corruptos e golpistas. Lembre-se ainda General, como foi que as Forças Armadas Brasileiras defenderam o Brasil e seu povo em 1964. Vocês não tirariam menos do povo, do que a PEC DO FIM DO MUNDO está tirando agora e os senhores tiraram em 21 anos. Tudo que as Forças Armadas não fazem, é defender nossa soberania, nosso povo, Parece-nos que sua única função é fazer nada ou, agir contra nós, apoiando quem nos ataca. No caso de intervenção militar, façam-nos um grande favor: “matem-nos de uma vez”, evitem as prisões, as perseguições, as torturas e o exílio. Será melhor para nós e mais econômico para os senhores.
Vai ler a Constituição. Lá está escrito o que as FFAA vão fazer.
Pelo que percebi não somente o Judiciário está partidarizado, mas o coronel também. Já deu pra perceber que esse coronel não é patriota. Há os corruptos que tomaram o Congresso e o Planalto. Judiciário contaminado politicamente e a equipe da chamada República de Curitiba junto com o Janot traindo o país por estarem a serviço dos EUA. Até desenvolvimento tecnológico na área nuclear está sendo desmontado com a ajuda do Procurador Geral da República, o senhor Janot que já indícios de entregar documentos ao procuradores estadunidenses para criminalizar a Petrobrás. Nenhum país do mundo aceitaria que seu cidadão ou empresa fosse processado em outro país através de provas produzidas no seu país de origem. Parece que o almirante responsável pelo programa de nuclear brasileiro está sendo processado para facilitar o desmonte da nossa soberania. É tudo muito louco o que está acontecendo. Aqueles que foram eleitos heróis são na verdade traidores e criminosos que estão fazendo o serviço sujo para os americanos. Está evidente e muitos especialistas do mundo afirmam que os EUA abdicou das alianças e estratégias militares para dar golpe nos países que vão contra seus interesses geopolíticos e adotam alianças com as instituições do poder judiciário para dar golpe institucional mais sofisticado, pois não usam armas.
Só rindo de seu comentário, tão alienado que é. Realmente o Brasil falhou muito no quesito escolas, educação e cultura. Pena
Só burro chama 1964 de golpe . O marechal castelo branco foi eleito é chamado pelo congresso seus comunistas cegos. Tudo doutrinado , , não querem ver a verdade. General fala em intervenção , que é algo legitimo para defender o povo e meia dúzia de amante de ditador vermelho já pula toda raivosa. Os partidos comunistas do Brasil roubaram trilhões , mandam mais de 100 mil país de família pra vala com os vagabundos ladroes soltos pelas ruas e isso vcs vermelhos não dizem nada . Burros do caralho
Adriano, eu não sou burro. Eu acho que 64 foi golpe, sim. E tenho uma penca de motivos para acreditar nisso. E eu não sou de esquerda. E eu não vou te devolver a ofensa, exatamente para ficar claro como somos DIFERENTES!
Precisamos de mais generais como este.
Sim, na ala psiquiatrica, se tratando!
É dos políticos atuais que vc está se referindo?
Erraram afastando Dilma para atender aos desejos de uma elite preconceituosa que não aceitou perder a eleição. Erraram elegendo Cunha; Bolsonaro e outros, como salvadores da Pátria. Novamente, a cegueira do orgulho doentio poderá fazer nosso país cometer o pior dos enganos. Por pior que seja, na Democracia, mais cedo ou mais tarde, os corruptos são desmascarados e há liberdade de expressão escrita e falada.
Deixa Sandra G. de Lema. É inútil querer ensinar burro a ler. E, dessa vez eu ajudarei os militares a prender, torturar e exilar seus apoiadores. Eles só precisarão de um telefonema anônimo, para invadir a casa do senhor Adriano Hendler, por exemplo, e, fuzilá-lo como um traidor da pátria. Depende do teor da denúncia. Mas, se o senhor Adriano Hendler, não se importa com isso, por que eu haveria de me importar?
Dilma, Lula , PT são iguais a TEMER, Renan, barbalho, Jucá, PMDB , PSDB, PP, PDT, PSOL , PCB, REDE, DEM , PPS, Odebrecht, Camargo Correia, Andrade Gutierrz. São todos da mesma facção criminosa que tomou os 3 Poderes.
e vc acha que os milicos são os vestais da probidade, os grandes ascetas, os paladinos da moral e dos bons costumes? vc acredita em papai noel e coelhinho da páscoa também? vai vomitar essas tuas asneiras nos fóruns da caserna, lambe coturnos!
Cara eu ia te humilhar aqui, mas apenas vou dizer que quem acabou de demonstrar que acredita em “papai noel e coelhinho da páscoa” é você. “asneiras” é comportamento de asno, o teu comportamento ofensivo chaga a ser pior que isso.
Exato Ines, são todas verdadeiras “máfias politiqueiras” travestidas de partidos políticos. Chega de político patife no poder, o único lugar deles é apodrecer no xilindró sem a menor piedade e rapar tudo que tiverem, deixando os caras na maior merda financeira para que outros “candidatos a patife” fiquem espertos.
É inevitável e demorou!
O caos está generalizado. A quem recorrer?
Os poderes Executivo e Legislativo atolados até o pescoço em corrupção. O Judiciário (leia STF) com o rabo preso a eles.
As Forças Armadas tem suas deficiências. Militares não são bons administradores, dão valor excessivo à hierarquia, são violentos, não permitem ser contestados. Enquanto o pecado dos políticos é a avareza, querem meter a mão em tudo que puderem, o pecado das Forças Armadas é a soberba.
Mas apelar a quem? Bombeiros? Igreja? OAB? Evangélicos? Sindicatos?
Se a triste experiência anterior servir para alguma coisa, talvez seja nossa única saída. Talvez.
Nunca pensei que um dia iria dizer isto…
O Senhor esqueceu de dizer, mariosergio, que os órgãos $TF/MPF/PF/PL, são bem piores do que os outros dois poderes. Estão tão podres que seu fedor exala à distâncias, nunca dantes imaginadas. Poderiam ter evitado tudo isso, porém, ao contrário se juntaram ao Legislativo para dá o golpe e afundar o pais de vez.
Não perca a memória porque o governo sofreu uma cisão interna e não um golpe externo, ou vocês não elegeram o Temer e todos os demais meliantes que assaltaram a nação?
Mas até então ninguém sabia da malandragem que assolava , congresso e senado e outros setores.
Qual o problema da PF? Não lembro de nenhum, mas lógico que ninguém é santo, porém realmente não lembro de nada. =)
Como insinua o artigo, a maioria oposicionista atual não é mais a população apartidária, coesa, anticorrupção, mas apenas os adeptos da oposição impedida recentemente. A continuar o acirramento no desenrolar dos acontecimentos, o melhor nunca vai acontecer nem nas próximas eleições, quando poderá voltar ,ainda com mais força ,o fantasma do passado recentíssimo.
Acho também que a volta do militarismo é a única solução para a atual crise, mas não que ache isso a melhor solução.
Infelizmente o país não está preparado para a luta democrática e portanto, somos forçados a aceitar a intervenção.
A unica solução é a revolução.
Como muitos retardados dizem, vamos chamar os superamigos para nos defender, o Batman e o Robin, tem também o Super-Homem, o Hulk, a Mulher Maravilha, e outros em vez das Forças Armadas.
Pelo menos, o crime organizado seria extinto da república e jamais este estado dantesco de corrupção não se perpetuava.Crime organizado na cadeia ou fuzilados..
Oi eu queria saber se uma pessoa fosse ao congresso falar sobre um abaixo assinado, onde a proposta seria do exército fazer uma limpa no governo, será que eles poderiam fazê-lo já que o trabalho deles é zelar pelo bem estar do povo.
Milico não pensa, milico MARCHA!
Olá, passei pra “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), “Academia da Força Aérea” (AFA), “Escola de Especialistas de Aeronáutica” (EEAr), “Escola de Sargento das Armas” (EsSA) e “Escola Preparatória de Cadetes do Exército” (EsPCEx). Pretendo assumir essa última aprovação mencionada e me tornar um futuro oficial do Exército. Estudei durante 5 anos para conseguir td q consegui. Estudei: História, geografia, literatura, gramática, matemática, física, química e produção textual. Acho q militar pensa sim meu amigo, mais q a maioria dos civis ignorantes como vc q desistiria na hr q visse uma dessas provas q fiz e passei !
Se as forças armadas sairem as ruas para tomar o poder, ou seja, REEDITAREM O GOLPE DE 64, por causa dessa bagunça entre juizes e legisladores, grande parte dos brasileiros vão para as ruas tambem, e nosso pais vai virar praça de guerra. Eu não admito ser mandado ou comandado por milico!
Claro, prefere ser governado por bandidos,que vendem leis . Prefere ser governado e legislado por facções criminosas travestidas de legisladores, governantes e empresários.
E, não existe outra opção Ines Lobo Lustosa Cabral? Só temos essas duas? Somos 204 milhões de acéfalos, incapazes de conduzir nossos próprios destinos? Ou uma manada de boi, que se deixa levar ao matadouro sem dá um único coice em nossos algozes e carrascos?
Qual sua sugestão?
Golpe Militar que não….
Qual a sua sugestão? Nossos governantes e políticos e legisladores vendiam MPs, PECs, Leis para grupos economicos . Veja a declaração: “O propósito da empresa era manter uma relação frequente de concessões financeiras e pedidos de apoio com esses políticos, em típica situação de privatização indevida de agentes políticos em favor de interesses empresariais nem sempre republicanos”
Cláudio Melo Filho,(Odebrecht) em sua delação
Permita-me! Educação, voto consciente, leis severas e rápida s, pressão popular, mudança do regime republicano representativo pelo parlamentarista simples onde o eleitor votaria apenas nos partidos que definiriam seus candidatos na convenção interna e as cadeiras seriam ocupadas em número proporcional aos votos obtidos pelos partidos.
Isso baratearia as campanhas em 60%, acabaria com os conchavos e acabaria com 80% dos partidos de alugueis.
Hilton, permita-me!
Desde quando e quantas vezes o povo tem ido às ruas, enviam propostas de mudanças, pressionam seus representantes em quem votaram, e o que os políticos que devem promover tais mudanças fazem?
Desvirtuam o que o povo quer e ainda por cima a gente assiste os corruptos dizerem no plenário que são eles que mandam. E pior, estão passando o bastão para seus descendentes. Pelo voto, nos parece impossível mudar o que aí está hoje!
“partidos que definiriam seus candidatos na convenção interna”
Posso estar errado, mas dessa forma não seria tão ruim quanto o sistema em vigor hoje?
A minha é respeitar a Constituição.
Isso é o mínimo que qualquer cidadão tem o dever cívico de respeitar. Fale de algo que tenha influência positiva em pessoas, de preferência doando algo de sua pessoa espontaneamente.
Como se o Congresso a desrespeita vendendo leis , medidas provisórias e Pecs para grupos econômicos?Este Congresso , este presidente, a anterior, os anteriores, ( Temer, Dilma, Lula, FHC) são podres, desrespeitam/desrespeitaram a constituição. O país precisa de novas eleições gerais, e nenhum político atual pode ser candidato. Para organizar isto e governar neste período só os militares.
Falou asneira de novo.
Leu as notícias de hoje? http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1842953-medidas-aprovadas-no-congresso-renderam-r-84-bi-a-odebrecht.shtml?cmpid=compfb
Mas se você gosta de ser roubado por políticos e grupos econômicos poderosos, fazer o quê? Sinto muito por você e seus iguais.
Respeito sua opinião mas vc esquece que nossa “pirâmide social” tem uma base muito grande e é exatamente nessa base que as máfias politiqueiras travestidos de “partidos políticos” atuam intensamente, pois tem certeza da mais absoluta ignorância política e a maioria deles negociam seu voto com a “maior naturalidade” por qualquer porcaria ou um pequeno valor monetário ou uma necessidade imediata. Não é por acaso que existem inúmeros lixos políticos “eleitos” e ainda “reeleitos” graças a essa maioria que desconhece o que é democracia e também cidadania, fica nítido que se temos uma maioria de votantes ruins, é impossível querer políticos que sejam diferentes. Enquanto essa equação não for invertida veremos apenas mais do mesmo mudando apenas a cor. Estamos longe, mas muito longe de uma verdadeira democracia.
O que você já fez para inverter a equação?
Olá Marcello boa pergunta, não só já fiz como estou fazendo nesse momento utilizando esta ferramenta para divulgar ao máximo as bases de um modelo menos injusto para as futuras gerações. Esses posicionamentos que eu e tantas outras pessoas fazem é um dos caminhos para a busca de uma justiça social para todos e claro, diferenciada para quem merece ou seja: para quem é eficiente e tem mais méritos. No município que resido estou como presidente do Conselho Municipal de Saúde e como vc deve saber os Conselhos Municipais são deliberativos e não há remuneração e com certeza não participaria se fosse remunerado. O colegiado teve muitos enfrentamentos com o gestor e obtivemos sucesso por agir estritamente dentro da legislação e por ai vai … e vc o que tem feito?
Procuro nunca reeleger ninguém para nenhum cargo e votar em fichas limpas.
Não prefiro não. Fale por você amigo. Mas milico não vai mandar na minha vida….
Respeito sua posição, mas se puder ajudar informo que as FFAA não existem para governar. Elas apenas estão devidamente preparadas para a defesa da nação numa agressão externa ou intervir internamente quando as instituições estiverem oferecendo risco para a paz social. E como deve ter visto pela mídia que quando ocorre uma catástrofe da natureza ai os “milicos” são lembrados para prestarem toda e qualquer tipo de ajuda, pois são treinados para darem a própria vida para salvar a dos outros, inclusive a sua. Gostaria de lembrar também que durante o período militar nunca se soube de algum general que passou pela presidência que tenha ficado milionário, ou com recursos em paraísos fiscais ou tenha multiplicado várias vezes o seu patrimônio como vemos hoje com nossos “queridos políticos escolhidos” que estão se vendo loucos nas mãos da PF e do MPF. Gostaria que repensasse o conceito sobre os militares para apenas uma intervenção, fechar Congresso e Senado, botar essa corja de políticos safados para correr e se houver resistência é só eliminar, em seguida reformular todo esse emaranhado de leis inúteis, botando ordem no galinheiro pelo tempo necessário e entregar aos civis novamente em eleições diretas e livres para tentarem mais uma vez levar esse RICO país a ocupar o seu merecido lugar no comboio mundial como uma locomotiva e não como apenas um vagão.
Meu amigo, esse pessoal não tem jeito. Só aceitariam se fosse o Maduro. Aí eles ficariam felizes da vida! Se sentiriam no paraiso.
Intervenção não é Golpe. Em uma intervenção a Lei já prevê o período em que se deverá reorganizar as eleições diretas.
Por favor não compare nada disso com 1964.
Sim, nada a ver com aquela época, hoje o contexto é bem diferente basta ser normal para perceber.
em 64 não existia facção criminosa rsrsrs
Se refere a militares com esse tom ridículo, mas se não fosse pelos “milicos” este país ainda estaria engatinhando no jogo mundial. Vale te lembrar, digo, informar que os “milicos” a quem você nunca vai se subordinar (eles não iam te querer mesmo) formar a organização mais bem vista pelo brasileiro, essa organização é extremamente respeitada por outras forças do mundo, tem uma das 10 melhores escolas de oficiais do mundo, tem tropas de elite que se equiparam às melhores do mundo, tem uma das maiores execuções orçamentárias do governo federal, tem o menor índice de corrupção do Brasil. Além disso tudo, os “milicos” estão sempre dispostos a garantir a soberania do nosso país, além de fazer mais que a Constituição pede.
Você não quer ser “mandado” por “milico”, então fica aí sendo escravizado por esses políticos que nem ensino médio tem, tão pouco conhecimento para administrar qualquer coisa.
E não tem munição para meia hora de batalha. Fim.
Falou tudo Ines!…
Você é tão inocente assim? Se houvesse ditadura novamente você não poderia nem estar comentando aqui. Aliás, nem esse site não poderia mais existir. Adeus liberdade.
Vivi na época dos militares. Era ÒTIMO!
Bruno , seja otário não pow, estamos no ano de 2017 meu querido, estamos em 64 não !!! e todos que eu conheço que viveram aquela época diziam que era um tempo de paz, bandido na rua nem pensar !!! bem diferente do que vemos hj, pois eles estão no congresso , senado , stf e todo orgão público existente no Brasil, se liga boy , passa vergonha não 😛
Respeito seu ponto de vista Gustavo mas é fundamental separar o que é um “golpe militar” e outra coisa que é “intervenção das FFAA”. são eventos bem diferentes.
Claro, tu quer ser mandado por político ou seja, és um bandido também !!!
Somente as forças armadas vão salvar nosso país independente de não ser a solução ideal , mas são há única opção no momento, Senado , câmara e STF infestado de corruptos , não há pra onde correr !!! Só sobrou eles !!
há, milico é um termo muito usado por comunistas , e estes já sabem né rsrsrsrs
Talvez vossa senhoria prefira o PCC ou o Comando Vermelho mandando no senhor, como já estão mandando no país.
Durante o regime militar eu estudava, respeitava professores, honrava os símbolos nacionais e podia trabalhar ainda menor de idade. Não vivia no fluxo do funk e não pichava muros. Já reparou nas esquinas, quantos meninos na vadiagem? A sociedade está desorganizada e o crime cada vez mais organizado.
Nunca um milico precisou me enquadrar;
do jeito que as coisas estão indo,tudo e possível