O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou hoje (19) que o Congresso deve se envolver mais nas discussões em torno das reservas de petróleo na câmara pré-sal (camada extremamente profunda que vai do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina). Segundo o peemedebista, os parlamentares aliados que reclamam que a discussão sobre o tema está restrita ao Executivo “têm razão”.
Conforme avaliou o parlamentar, o Congresso precisa reunir todas as informações a esse respeito, tendo em vista sua importância econômica para o país. Garibaldi também afirmou ser favorável à criação de uma nova empresa estatal para tratar do assunto. “Acredito que o presidente da República não iria sugerir uma providência dessa amplitude sem estar com muita segurança a respeito do assunto”, afirmou.
Por sua vez, o presidente Lula afirmou, na semana passada, que a descoberta de petróleo na camada pré-sal é uma nova oportunidade para o país fazer justiça social. “O que vamos fazer com esse petróleo? Vender pura e simplesmente, quem quiser vir aqui tirar petróleo que venha e pode levar o quanto quiser? Não. Deus não nos deu isso para que a gente continue fazendo burrice. Deus deu um sinal. Mais uma chance para o Brasil.”
Leia também
Já a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a intenção de transferir recursos do petróleo para a construção de escolas e políticas de educação permeia as discussões desde que o governo federal tomou conhecimento da reserva. “Acredito que essa definição vem atender uma injustiça e, mais do que isso, uma falha histórica dos sucessivos governos com o povo brasileiro. Precisamos, como diz o presidente Lula, pagar essa dívida”, disse. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário