O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou nesta quarta-feira (7) que conta com o apoio do senador José Sarney (PMDB-AP) para continuar na presidência da Casa por mais dois anos. “Tenho ouvido do senador José Sarney que ele está apoiando minha candidatura”, afirmou em entrevista à Radio Senado.
Apesar da candidatura oficial de Garibaldi, Sarney é apontado como eventual candidato à Presidência do Senado.
O peemedebista do Rio Grande do Norte ainda ressaltou que sua candidatura à reeleição é legítima, uma vez que assumiu o mandato no final de 2007 para substituir o então presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou após denúncias de irregularidades.
O senador potiguar destaca que possui seis pareceres de juristas que dão legitimidade à sua candidatura. “Na parte jurídica, encontro-me numa situação bastante confortável, diante dos pareceres jurídicos que tenho.”
Garibaldi desconversou ao ser questionado se devolveria ao governo a Medida Provisória 452/08, que liberou R$ 14,2 bilhões para o Fundo Soberano do Brasil (FSB). Apesar de o fundo soberano ter sido aprovado no Congresso, parlamentares não aprovaram a destinação de recursos do orçamento para esse instrumento.
Leia também
“A questão do Fundo Soberano já está no STF e foi objeto de uma reclamação das bancadas da oposição que entenderam que houve violação da Constituição. Portanto vamos ter esse impasse certamente decidido após a decisão do STF”, afirmou Garibaldi. No ano passado, o peemedebista devolveu uma medida provisória que anistiava entidades filantrópicas suspeitas de irregularidades.
Garibaldi confirmou que a eleição para a presidência das Casas do Congresso ocorrerá no próximo dia 2 de fevereiro. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário