Uma frente parlamentar formada hoje (29) na Câmara vai propor a criação de leis que possibilitem a todo e qualquer cidadão o livre acesso a informações públicas. Mais de 30 parlamentares assinaram uma lista de apoio a medida, intitulada de "Frente Parlamentar em Defesa do Livre Acesso a Informações Públicas".
O movimento por informações livres começou em 2002, e tem o apoio de organizações da sociedade civil, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), entre outras.
O objetivo, diz o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), um dos integrantes da frente, é criar leis que garanta o acesso dos cidadãos às informações públicas do Executivo, Legislativo e Judiciário, e em todos os níveis, federal, estadual e municipal.
"Quero saber, por exemplo, quanto o Banco do Brasil pagou à agência DNA Propaganda, de Marcos Valério", cita o deputado. Além de
empresas estatais, outro objetivo é ter a liberação de todos os documentos referentes ao regime militar, o que o governo Lula, por ora,
reluta em abrir. (Lucas Ferraz)
Deixe um comentário