O governo Geraldo Alckmin (PSDB) pagou R$ 70 mil por mês, de outubro a março deste ano, à empresa do blogueiro e advogado Fernando Gouveia, que mantém sites e perfis nas redes sociais com ataques ao PT. O mais conhecido deles é o Implicante, que tem quase meio milhão de seguidores no Facebook. Fernando é dono da Appendix Consultoria, que recebe pagamentos da Subsecretaria de Comunicação do governo Alckmin desde junho de 2013. As informações são da Folha de S.Paulo.
De acordo com a reportagem de Ricardo Mendonça e Lucas Ferraz, a Appendix foi subcontratada pela Propeg, uma das três agências de publicidade que cuidam da propaganda do governo paulista. Segundo a gestão tucana, a empresa de Fernando Gouveia foi contratada para prestar serviços de “revisão, desenvolvimento e atualização das estruturas digitais” da Secretaria de Estado da Cultura.
O blogueiro também se apresenta como colaborador de um site chamado Reaçonaria, com conteúdo similar ao do Implicante e 17 mil seguidores no Facebook. Ele disse à Folha que suas opiniões pessoais, expressas na internet, não têm nada a ver com as atividades de sua empresa.
“Não sou filiado a nenhum partido. Tenho longo histórico de trabalho em comunicação do setor público, em governos de vários matizes ideológicos”, afirmou. Ele trabalhou na área de comunicação da prefeitura de São Paulo na gestão Marta Suplicy (PT) e para a vereadora Soninha Francine (PPS), que foi do PT e hoje mantém relação próxima com os tucanos.
Leia também
“A Appendix não apenas atualiza Facebook, Twitter e o portal da Secretaria de Cultura, mas também produz conteúdo para redes sociais e faz criação e design de partes do portal”, declarou o blogueiro.
Leia a reportagem da Folha de S.Paulo
Publicidade
Ser anti-PT hoje em dia é fazer gol sem goleiro.
Por que será que eu não estou surpreso que isso tenha realmente acontecido com o aspone da maconheira inútil e imprestável da Soninha Francine?
A Falha de São Paulo, não é que aquela que possui a Datafallha em seu grupo, e que nas manifestações, CONTRA esse governo corruPto, sempre diz que tem menos gente?
Alckmin pagando MENSALÃO, com recursos públicos dos impostos dos paulistas, para “revoltados” e “implicantes” atacarem o PT e fazerem sua campanha eleitoral na internet? Não posso crer, mil vezes não!
É muito preocupante a falta de imparcialidade dos meios de comunicação, pois o objetivo principal é apenas atacar seu adversário pouco importando o conteúdo ou a veracidade dos fatos.
Nossa, que consciência política! A sua frase é mesmo bem adequada aos dias atuais, em que a imprensa brasileira, reunida em um oligopólio, ataca o governo federal, eleito pela maioria da população, convocando os eleitores do candidato derrotado a protestarem e irem às ruas pedindo impeachment e golpe, concessões públicas de tv tramando contra a democracia. Realmente, a parcialidade da mídia, de jornais como a Folha de SP, sempre protegendo o PSDB, exceto em alguns espasmos de dissimulada “isenção”, como ao noticiar timidamente mais esse mensalão tucano, é muito preocupante.
Exatamente, meu amigo. Entretanto, preocupa também a atitude de alguns meios de informação pró-governo que, no afã de defendê-lo da mídia hegemônica, acabam por não dar a devida importância às mazelas do governo. Resumindo, estamos no meio de um “fogo cruzado” que em nada contribui ao povo.