Um grupo de lideranças políticas do PSDB, do MDB, do PPS, do PV, do PSD e do PTB e intelectuais lançaram um manifesto conjunto defendendo a união das forças de “centro” contra a fragmentação desse campo na eleição presidencial de outubro. O DEM, de Rodrigo Maia (RJ), não formalizou apoio à iniciativa, encabeçada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
O “Manifesto por um polo democrático e reformista”, que tem o apoio de 27 pessoas, defende uma “postura firme” na segurança pública, desburocratização de licenciamentos ambientais e “tolerância zero” no combate ao crime organizado. Também apoia a manutenção do Bolsa Família e outros programas e políticas sociais.
Leia também
“O Brasil precisa recuperar a confiança no seu futuro. Não chegaremos lá voltando ao passado do autoritarismo ou ao passado mais recente do lulopetismo”, disse Fernando Henrique em mensagem ao grupo. “As lideranças políticas precisam enxergar que está em jogo a recuperação da legitimidade democrática da autoridade pública ou a desorganização política, econômica e social do Brasil”, afirmou o ex-presidente, conforme relato da Folha de S.Paulo.
<< Pesquisa confirma liderança de Bolsonaro; Ciro e Haddad aparecem à frente de Alckmin e Marina
Os principais alvos do manifesto são, à direita, o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), e o ex-governador Ciro Gomes (PDT), além de um eventual candidato do PT. “O movimento não visa substituir o protagonismo de pré-candidatos ou dos partidos. Não é um movimento partidário. O manifesto não defende nomes, mas ideias e a convicção de que, se as forças democráticas se dividirem, teremos chance de repetir [a eleição de] 1989, quando essa fragmentação produziu a disputa entre extremos no segundo turno, Collor e Lula”, diz Pestana, um dos idealizadores do manifesto.
Os candidatos identificados como sendo de centro serão procurados pelo grupo para apoiar o movimento. Foram nominados nessa condição os pré-candidatos Rodrigo Maia (DEM), Alvaro Dias (Podemos), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB) e Flávio Rocha (PRB).
A eleição deste ano é apontada como “a mais complexa e indecifrável de todo o período da redemocratização”. “É neste sentido que as lideranças políticas que assinam este manifesto conclamam todas as forças democráticas e reformistas a se unirem em torno de um projeto nacional, que a um só tempo, dê conta de inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento social e econômico, a partir dos avanços já alcançados nos últimos anos, e afaste um horizonte nebuloso de confrontação entre populismos radicais, autoritários e anacrônicos”, diz o texto, segundo relata a Folha.
Os Palhaços do PSDB e PMDB agora são do ‘centrão’ quando sempre foram da direita, e agora direita radical apos o golpe, bola de mentirosos corruptos!
LULA 2018-LULA LIVRE !!!
Centro? Tudo socialistas fingindo ser de centro.
Isso tudo é medo do Bolsonaro, visto que nem Circo gomes e nem o Lulináceo têm a menos chance. Um por ser ficha suja e o outro por incompetência.
PS.: o Circo foi de propósito
É verdade… a incompetência do Ciro não chega nem nos pés da incompetência do Jair…
Verdade nada, tudo mentira! O Ciro e mil vezes melhor que esse corrupto Bolsonaro!
Verdade o Coroné Mico Gomes é mesmo o mió de bão!!
Vou de Boulos, serio e sem rabo preso.
A saída para nossa crise é o radicalismo de um esquerdista de Iphone? Cada um!
Sim feito por comunistas chineses. Acorda larga este macarthismo O mundo mudou.
Que de comunistas só têm o nome. Na economia são hiper liberais. Tanto a tecnologia quanto a produção do IPhone são dádivas do capitalismo que nossa esquerda infantil demoniza.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK você agora sim foi ao inferno demonizando a APPLE! Mentiroso apoiador do Aecio pó!
Shut up please apoiador do Aecio pó!
Já sabem que perderam, um bando de derrotados juntos, passando recibo antecipado da derrota. Que felicidade ver esse lixo pagando mais este mico.
Temos que tomar muito cuidado com este velho ladrão, foi ele quem vendeu a Vale do Rio Doce a preço de banana e ficou rico, realmente o vovô metralha roubou e rouba muito !
Parece que a velhice nada ensinou a esse homem. Nem sabedoria, nem visão, nem humanidade. Ele precisa do Lula tal qual quando corria atrás do líder quando este comandava o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. É a negação de si próprio, de seu passado.
CALA A BOCA LADRÃO CORRUPTO FHC!!!
CENTRÃO DO PSDB IGUAL O AÉCIO, NEVER, EVER AGAIN!
Você era feliz e não sabia..kkkk – O seu PT/PMDB quebrou tudo. A economia, as instituições, as Moralidade, etc. Só sobrou mais moradores de rua, mais violência, mais desempregados, mais pobres…aquilo que vcs chamavam de “modernidade” se tornou um grande engodo pois foi um crescimento sem Sustentabilidade. Cadê os Milhõe4 tirados da pobreza? Era tudo mentira…
Você quis dizer que o PSDB e o PMDB quebraram todo!
Mentirosos golpistas esquecem da economia fortíssima com o Lula e a Dilma tbm!
Pergunta os golpistas que quebraram os direitos dos trabalhadores e agora destruíram o pais!
Tão “fortíssima” que nós estamos vendo o resultado.Não sejamos imediatistas. Um governo que se preze estabiliza a moeda,(plano Real) e não quebra a economia,(PT/PMDB). Isso é fato. O resto era espuma pra galera se iludir..Contra fatos não há argumentos..
Você precisa acordar e admitir que a economia do Lula era mil vezes melhor que agora com o Temer e o Aecio, se nao vê isso, você realmente e cego e ignorante!
Fichas sujas e condenados em 2ª instância não devem sequer conseguir registrar candidatura. ATENÇÃO TSE !!!
Mas não podemos nos esquecer de renovar TOTALMENTE o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas dos Estados. Pois só com renovação ( não reelegendo ninguém ) é que poderemos evoluir como nação.
O próximo presidente tem que ser uma pessoa ( homem ou mulher, tanto faz ) equilibrada. Sem extremismos, sem populismos. Uma pessoa íntegra e reta em sua conduta. Tivemos uma péssima experiência com Lula/Dilma/Temer, e espero que isso fique pra trás logo.
Nesse elenco citado, a priori, vejo dois nomes interessantes, com potencialidades para liderar esse processo, o senador Cristovam Buarque e o empresário Flávio Rocha. Porém, é uma discussão que precisa ser aprofundada.
Dizer que Meirelles é de centro é um absurdo, está mais para extremista em aumentar ou criar mais impostos.
Se for assim melhor substituir esses políticos por uma máquina e o tamanho do estado ficaria do tamanho de uma sala.
Ninguém falou em desigualdade social, geração de empregos, redução da carga tributária, sistema financeiro, dívida pública manipulada, juros absurdos.
A estratégia dos que se dizem de Centro, que de centro nada tem, é dividir para reinar. Denominar extremistas um e outro lado, sempre com conotação depreciativa, abre espaço largo para o lucro e enriquecimento fácil, portanto espaços para bancos e rentistas que desfrutam há décadas de privilégios e favores governamentais. E aí nada muda no Brasil. Continuarão como sempre produzindo desigualdades, injustiças e violência. Parece que nada aprenderam com a paralisação tão recente do país.
Parece que nada aprenderam com a “quebradeira” que ocorreu e ocorre no Brasil
Quer queiram ou não: Nós eramos felizes e não sabíamos..kkkk – Piorou tudo depois de 2002..Mas não queriam um salvador da pátria..???
Você quis dizer melhorou todo com o Lula!?