Em tom de ironia, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) aconselhou hoje o presidente Lula (PT), candidato à reeleição, a comparar-se aos ex-presidentes Fernando Collor e Jânio Quadros. Os dois deixaram o Planalto antes do encerramento do mandato.
"Ele não se comparou com Collor e com Jânio? É só questão de tempo", disse FHC, aos risos, lembrando que o petista já igualou-se a Getulio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. O ex-presidente está na Argentina, onde participa de um encontro com intelectuais na Sociedade Científica Argentina.
FHC comentou ainda as privatizações feitas durante a gestão tucana, principal ponto de ataque do presidente Lula na campanha à reeleição, e disse que a venda de estatais no Brasil "foi um sucesso". "A privatização no Brasil foi um sucesso em vários setores, como nos casos da Embraer, das telecomunicações, e da Vale do Rio Doce", argumentou.
O tucano ressaltou que o setor energético foi o único em que a privatização fracassou. "Onde acho que ela não deu certo foi na parte de energia. Até hoje o modelo energético brasileiro não fecha. Mas olhem outros exemplos, como os trens. Nunca mais houve reclamação."
Deixe um comentário