O ex-bispo católico Fernando Armindo Lugo Méndez assumiu nesta sexta-feira (15) a presidência do Paraguai. A cerimônia de juramento do novo líder político daquele país contou com a presença do presidente Lula, do presidente da Bolívia, Evo Morales, da líder da Argentina, Cristina Kirchner, do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, além de outros chefes de Estado.
Na cerimônia, o recém-empossado presidente jurou respeitar a Constituição paraguaia. Conforme prometido, Lugo tomou posse de camisa sem terno nem gravata e sandálias franciscanas. Das mãos do presidente do Congresso, senador Enrique González, o novo chefe político paraguaio recebeu os símbolos de poder do país – a faixa presidencial e o bastão de comando.
A subida de Lugo ao cargo de presidente representa o fim de 61 anos de poder ininterrupto do Partido Colorado no Paraguai. Com a posse, o ex-bispo, de 57 anos, torna-se o 48º presidente daquele país sul-americano. Além da cerimônia de posse, os presidentes participam também da comemoração do 471º aniversário de Assunção, capital paraguaia.
Leia também
Caribe
Também toma posse hoje o presidente Leonel Fernández no cargo de chefe de Estado da República Dominicana. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participa da cerimônia, onde representa o presidente Lula.
Ao presidente reeleito é atribuída a recuperação econômica do país. Fernández foi eleito pela primeira vez em 1996. Esse é o terceiro mandato que o líder dominicano exercerá. (Da Redação)
Deixe um comentário