Paulo Lacerda, ex-diretor da Polícia Federal (PF), foi escolhido hoje, em votação no plenário do Senado, para assumir o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A indicação de Lacerda para comandar a Abin já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, onde teve relatoria do corregedor da Casa, senador Romeu Tuma (DEM-SP). O resultado da sessão de hoje foi expressivo: 50 votos pela aprovação, nove contra e duas abstenções.
Bacharel em Direito, o goiano de Anápolis Paulo Lacerda iniciou sua carreira na PF em 1975, tendo sido requisitado para atuar pela instituição em diversos estados. Delegado por 20 anos, assumiu a direção da PF em 2003. Aos 60, foi um dos protagonistas de uma das maiores operações da PF, a Operação Navalha, deflagrada em maio deste ano, que desbaratou um grande esquema de corrupção que atuava em obras públicas sem licitação e envolvia empresários, servidores público e, suspeita-se, políticos e até ministros de Estado. (Fábio Góis)
Deixe um comentário