Renata Camargo
O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi reeleito nas primeiras reeleições presidenciais realizadas neste domingo. Os governistas conseguiram eleger também a maioria do Senado e na Câmara. Os eleitos fazem parte do partido MAS (Movimento ao Socialismo).
Os resultados oficiais das eleições ainda estão sendo apurados e devem ser divulgados ao longo do dia. De acordo com pesquisas de boca-de-urna, Morales foi eleito com 63% dos votos válidos. O segundo colocado está a cerca de 35 pontos percentuais abaixo de Morales.
Segundo pesquisa de urna, o partido MAS deve levar maioria absoluta no Senado e terá também o controle da Câmara baixa do Congresso. No Senado, a atual posição tem sido resistente a medidas esquerdistas da base do governo Morales.
Com o controle do Legislativo, o presidente reeleito terá caminho livre para novas reformas esquerdistas. A maior parte delas, são reformas para o povo indígena, programas sociais assistencialistas e o controle estatal da indústria.
Mais de 5 milhões de bolivianos compareceram às urnas neste fim de semana. As eleições ocorreram de acordo com regras da nova Constituição plurinacional e socialista aprovada no começo deste ano.
Neste domingo, Morales disse que uma vitória nas urnas o obriga a acelerar o “processo de mudanças”. “Temos a enorme responsabilidade de aprofundar, de acelerar este processo de mudança. Que obtenhamos mais de dois terços nas câmaras dos deputados e senadores me obriga a acelerar este processo de mudança”, afirmou Morales em discurso de uma sacada do Palácio do Governo de La Paz.
Com informações da Agência Folha.
Deixe um comentário