Roseann Kennedy
A base aliada ao Governo Lula e à campanha presidencial Dilma Roussef aproveita o esforço concentrado do Congresso, esta semana, para tentar turbinar o apoio à candidatura da petista. Primeiro o grupo fez um grande encontro com 18 ministros e 38 senadores, na casa do vice-líder do Governo no Senado, Gim Argelo (PTB-DF), nesta terça-feira. Nesta quarta (4), haverá outro encontro, desta vez com governadores.
Oficialmente a motivação alegada para a reunião é discutir a pauta de votações no Congresso. O detalhe é que não há grandes temas para entrar em debate e votação. Há sim, medidas provisórias de fácil aprovação e alguns projetos que podem ter ampla repercussão popular, sem dificuldade de negociação.
Então, não resta dúvida: nos almoços, o esforço concentrado é pela campanha de Dilma Roussef.
Um ou outro participante até tentou sustentar que a proposta era apenas discutir a pauta parlamentar e a candidata nem compareceu. Mas o vice na sua chapa, o presidente da Câmara Michel Temer (PMDB), esteve presente e na saudação aos pares deixou muito claro o tom eleitoral do encontro.
“Estamos fazendo a partilha do pão e queremos partilhar o Governo de Dilma”, disse o peemedebista, que concluiu: “A campanha nos estados está entregue a vocês”.
Na saída, o deputado tentou minimizar o tom de campanha do evento e também o discurso de “já ganhou”. Disse que estavam confraternizando e que resultado de eleição só se sabe com a contagem dos votos.
No entanto, no clima de vitória antecipada, os senadores discutiram até a ampliação da base de Governo para Dilma na Casa, para ela não enfrentar tanto perrengue no Senado como passou o presidente Lula, que, entre suas derrotas, amargou o fim da CPMF.
Os ministros, aliás, devem se preparar para mesclar ainda mais a agenda de funcionário do Governo com a de cabo eleitoral da petista. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já avisou que nos fins de semana eles deverão participar das campanhas nos estados e cada um poderá avaliar também como será sua participação nos programas eleitorais gratuitos em rádio e televisão.
Deixe um comentário