O presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), senador Romero Jucá (RR), propôs nesta quarta-feira (16) a mudança de nome da sigla para Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Durante reunião da Executiva, realizada na presidência do PMDB na Câmara, o senador fez a convocação da convenção nacional do partido para o próximo dia 27 de setembro, com intuito de ratificar a mudança. MDB foi o nome do partido até 1980. Naquela época, em vez de estar associada a escândalos políticos, a legenda se destacava como principal foco de oposição à ditadura militar, sob a liderança do então deputado Ulysses Guimarães, entre outras lideranças.
“Nós estamos discutindo isso. Movimento é algo muito mais consentâneo, registra como uma ação mais concreta. A gente quer novamente ganhar as ruas. Vamos ter uma nova programação, bandeiras nacionais, bandeiras regionais”, afirmou Jucá.
Leia também
O senador alega que a mudança no nome ajuda o partido a se reencontrar com sua história. “Estamos apenas resgatando essa questão histórica. Nós não estamos mudando o nome do partido. […] Nós queremos ser muito mais que um partido, nós queremos ser uma força política e nós vamos ser”, ressaltou. A sigla já foi usada pelo partido entre 1966 e 1979, quando fazia o contraponto à Arena, legenda que apoiava o governo ditatorial.
De acordo com Jucá, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será comunicado da intenção nesta quarta-feira (16). No entanto, a mudança definitiva só ocorrerá após a aprovação da convenção peemedebista. Em novembro do ano passado, Jucá fez, pela primeira vez, o anúncio sobre o desejo da mudança de nome do partido. “Se o MDB antigo fez a redemocratização do país, o MDB novo pode fazer a reconstrução social e econômica do país”, disse Jucá, na ocasião, durante um debate com prefeitos em Porto Alegre.
A mudança de nome, com a exclusão do “P” de partido, tem sido adotada por várias legendas para fugir do desgaste político e eleitoral. O PTN virou Podemos; o PTdoB, Avante. Já o PSDC se apresenta como Democracia Cristã, e o PEN, como Patriota.
Maior bancada
Com 62 deputados e 22 senadores, o PMDB possui a maior bancada no Congresso. A sigla nunca chegou à presidência por meio de eleição direta. No entanto, já está em sua terceira presidência do país. O primeiro presidente pelo partido foi José Sarney, em 1985, que assumiu a Presidência após a morte de Tancredo Neves. Em 1992, Itamar Franco, que havia se filiado meses antes, assumiu a Presidência após o impeachment do então presidente Fernando Collor. Situação semelhante ocorreu ano passado, com a chegada de Michel Temer à Presidência em meio ao impeachment de Dilma.
De acordo com levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco, o PMDB é o segundo partido em número de parlamentares investigados no Supremo Tribunal Federal, atrás apenas do PP, que tem 35 parlamentares sob suspeita. O PMDB aparece ao lado do PT, com 32 congressistas com acusações criminais.
<< PP, PMDB, PT e PSDB são os partidos com mais parlamentares sob suspeita
Leia também:
<< Temer governa o país com presidiário de Curitiba, diz Renan em plenário; veja o vídeo
Há um remanescente do antigo MDB , Pedro Simon [afastou-se decepcionado com a política e com o partido ] , homem de reputação ilibada . Nem Ulisses , Teotônio , Tancredo se estivessem vivos dariam jeito nessa quadrilha .
Vai ganhar é ovada e pedrada isso sim.
Não adianta. Os nomes dos que deram o golpe e votaram contra os trabalhadores já estão registrados. E o único decente nesse partido, o Requião, tem que mudar de partido. Vem para o Vamos!
No PMDB atual, tem mais remanescente do Arena do que do MDB… aliás não sei qual parlamentar seria do MDB. Porém tem gente que se engana com nome de partido, daqui a pouco vai achar que Bolsonaro seria defensor da ecologia… só porque estaria saindo candidato pelo “Partido Ecológico Nacional”!!! Kkk
Infelizmente no PMDB atual, não se encontra mais quase ninguém que era do MDB… Muito pelo contrário, mais de 90% hoje são velhos políticos ou seus descendentes que eram da UDN ou Arena e mamaram na Ditadura!!! Os poucos que sobraram, como Requião, querem expulsar!!! Essa estratégia de mudar de nome serve para o partido que está sujo (como o PFL fez ao mudar para o nome Democratas, apesar de serem os mais golpistas), tente que a população esqueça de suas sujeiras!!! Kkk
hora de fritá-los!
Mudar o nome não mudará a sujeira praticada por muitos desse “nobres inescrupulosos e ardilosos deputados que não nos representam” e fazem com o Brasil.
vcs são parasitas do poder, pois nunca conseguiram eleger um próprio presidente de forma direta. se perpetuam no poder através de alianças espúrias e criando leis em beneficio próprio. imaginar que outrora esse partido defendia as causas do povo, pelo povo e para o povo. saudosos Miguel Arraes, Ulisses Guimarães e Marcos Freire. vcs não são parte do Movimento Democrático Brasileiro!
Isto é o que eles pensam da nossa inteligência, basta mudar de nome que ninguém vai saber quem é realmente, aí é só mandar um “sambarilove” com uma criancinha no colo e uma voltinha nas feiras livres e tudo estará esquecido, acho e espero que desta vez seja diferente.
Muita cara de pau, empreiteiras trocam de nome para descolarem da lava jato no mercado, partidos querem trocar de nome também para fugirem da lava jato, só falta agora os políticos criarem um jeito de trocar de nome para enganar o eleitor nas eleições de 2018 e quem sabe confundir o judiciário para não serem presos. Brasil, país do faz de contas, das aparências e com síndrome de Peter Pan, não vai crescer nunca.
Muda o armamento, mas o bandido que segura é o mesmo! Não será o primeiro a fazer isto!
É muita cara de pau.
Traduzindo: No mundo “4K”, a ORCRIM vai precisar de uma fantasia de vovozinha mais bacana pq o povo ja ta percebendo que eh lobo kkkkk
Devia ser proibido mudar o nome de partidos. Que arquem com as consequências do que fizeram.
Seja PMDB ou MDB, a sigla não importa, pois seja qual for o nome não será partido político, mas sim mais uma quadrilha, a maior
delas, cujo chefe é presidente.
Realmente de partido tem muito pouco ou nada. Agora, de movimento tem de sobra…..
ARENA atuais DEM, PP e PSDB. Vai lá trouxa
O Quércia tentou isso uma vez, e foi o maior fracasso. MDB, está ligado ao período ditatorial… não vai funcionar… os tempos são outros. Além do mais, do que adianta mudar o nome se as peças continuarão as mesmas?
AS ELEIÇÕES GERAIS PARA O ANO DE 2018 NO BRASIL JÁ COMEÇARAM ! ! !
Alterar o nome da quadrilha excluindo-se a expressão “partido” não vai nos trazer vantagem alguma. É o mesmo que excluir “Romero” e manter “Jucá”, que excluir “Renan” e manter “Calheiros”, que excluir “Michel” e manter “Temer”… Não é mudando seus nomes que deixarão de ser corruptos e nos rapinar.
Sugiro que, à exemplo do partido, os políticos troquem o nome; será que que ganharão as ruas?
O mesmo que chamar um cachorro de gato. Vai continuar cachorro.
O senhor foi gentil ao escolher esses animais.
Estao “queimados”… e não adianta.. nhe nhe nhe…
As redes sociais são mais influentes que protestos das ruas e ainda não se tocaram….LADROES…