O presidente Lula destacou hoje (14), em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, que 85% da energia elétrica produzida no Brasil é “limpa” e que o país conta com uma reserva de 46% de energia renovável.
O petista fez referência à participação do Brasil na reunião do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia) ocorrida na última semana no Japão, e ressaltou que quer discutir esses números com líderes das nações industrializadas.
“As pessoas não querem discutir números. Eu quero discutir números, porque o Brasil, neste aspecto, é um dos países que menos polui. Os países que estão se industrializando agora têm menos responsabilidade. Senão, fica um debate genérico, os ricos tentando jogar a culpa em cima dos pobres, dizendo que os biocombustíveis são responsáveis pelo preço dos alimentos e pela poluição.”
Lula também afirmou que 64% das florestas brasileiras estão “intocáveis”, enquanto, segundo estatísticas, os Estados Unidos foram responsáveis por 21% das emissões de gás carbônico em 2005. No mesmo período, a China responde por 18%.
Leia também
O presidente brasileiro também cobrou dos líderes europeus que seus governos dêem aos brasileiros no exterior o mesmo tratamento que os estrangeiros recebem no Brasil.
“Fiz questão de dizer pra eles que quero que os brasileiros tenham, no exterior, o tratamento que nós damos aqui aos estrangeiros. O que nós queremos é que os brasileiros lá fora sejam tratados com respeito, levando em conta a questão dos direitos humanos, e não tratados como se fossem delinqüentes.” (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário