O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Raul Jungmann (PPS-PE), pediu hoje (24) para que a Polícia Federal investigue a ação de milícias e de traficantes de drogas em comunidades cariocas.
O parlamentar recebeu denúncias de que moradores do Complexo do Alemão e do Morro da Rocinha, sob ameaça de morte, seriam obrigados a votar nos candidatos indicados pelos bandidos. Além disso, alguns candidatos estariam impedidos de fazer campanhas nas comunidaes.
"Sob regime democrático, não podemos admitir que centenas de milhares de brasileiros vivam na condição de refém do crime e do tráfico, até porque esse é um direito básico da cidadania", afirmou Jungman. "O Rio de Janeiro precisa de liberdade sobretudo política para superar a situação em que se encontra", complementou.
Conforme destacou o parlamentar de Pernambuco, a Justiça Eleitoral "tem poder para colocar a Polícia Federal e até o próprio Exército" para fazer a investigação. "Na medida em que o tráfico ganha poder eleitoral, ele está se tornando um poder político", avaliou.
Leia também
Por sua vez, o ministro da Justiça, Tarso Genro, destacou que a PF está à disposição dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para investigar a suposta influência das milícias e dos traficantes no pleito.
"A PF está à disposição do TRE para fazer investigações que forem necessárias”, afirmou o ministro. Contudo, Tarso destacou que é preciso um pedido expresso da autoridade para que as investigações iniciem. (Rodolfo Torres)
Matéria atualizada às 15h40
Deixe um comentário