Passado o primeiro turno das eleições municipais, contabiliza-se a vitória de 13 deputados para prefeituras. Outros dez deputados tentarão se eleger no segundo turno (além de quatro candidatos a vice-prefeito). Na dança de cadeiras no Congresso provocada por esse primeiro turno, o PTB acabou ganhando mais três vagas na Câmara. A legenda passará a contar com 22 deputados.
Apesar das 13 cadeiras de prefeito conquistadas, os parlamentares tiveram um desempenho pífio, como antecipou o Congresso em Foco. Nas eleições de ontem, 68 deputados e senadores perderam a disputa municipal. No Senado, ninguém conseguiu tornar-se prefeito. Marcelo Crivella (PRB-RJ), Patrícia Saboya (PDT-CE) e Almeida Lima (PMDB-SE) fracassaram logo no primeiro turno. Há 14 deputados que disputarão o segundo turno.
Com o resultado desse domingo (5), o PMDB da Câmara ganhou mais uma vaga e permanece como a maior bancada: passando de 95 para 96 cadeiras. O PR acabou perdendo duas vagas, passando de 44 para 42 vagas, Isso ocorre porque dois deputados da legenda foram eleitos, mas nenhum suplente do partido será empossado.
Leia também
Já o PT acabou perdendo uma vaga, passando de 79 para 78 vagas. Na mesma linha, o PCdoB também elegeu um deputado e não emplacou nenhuma suplência. Atualmente, 13 parlamentares do partido fazem parte dos quadros da Câmara.
O DEM ganhou uma vaga, e passará a contar com 54 parlamentares.
Até agora, a situação do PSDB e do PDT permanece inalterada, uma vez que ambos elegeram um prefeito e emplacaram uma suplência. Dessa forma, a Câmara continua contando com 59 tucanos e 25 pedetistas.
A eleição desses 13 deputados representa uma mudança tímida dentro da composição de forças na Câmara. A oposição acabou ganhando apenas mais uma cadeira, o que tende a não interferir no processo político da Casa, que conta com ampla maioria governista.
OS NOVOS DEPUTADOS
Acélio Casagrande (PMDB-SC), segundo suplente de Djalma Berger (PSB), eleito em São José (SC). O primeiro suplente é Paulo Roberto Bauer (PSDB), que atualmente é Secretario de Educação em SC.
Antonio Carlos Ramos (PTB-AL), que assume a vaga de Cristiano Matheus (PMDB), eleito em Marechal Deodoro (AL).
Elizeu Morais de Aguiar (PTB-PI), que assume o lugar de B. Sá (PSB), eleito em Oeiras (PI).
Fernando Antônio do Nascimento (PT-PE), que assume a vaga de Renildo Calheiros (PCdoB), eleito em Olinda (PE).
Fernando Stephan Marroni (PT-RS), que assume a vaga de Tarcísio Zimmermann (PT), eleito em Novo Hamburgo (RS).
Geraldo Tenuta Filho (DEM-SP), que assume a vaga de Silvinho Peccioli (DEM), eleito em Santana de Parnaíba (SP).
Jairo Alfredo Oliveira Carneiro (DEM-BA), que assume a vaga de Jusmari Oliveira (PR), eleita em Barreiras (BA).
João Herrmann Neto (PDT-SP), que assume a vaga de Reinaldo Nogueira (PDT), eleito prefeito de Indaiatuba (SP).
Joseph Wallace Faria Bandeira (PT-BA), que assume a vaga de Guilherme Menezes (PT), eleito em Vitória da Conquista (BA).
José Vieira Lins (PSDB-MA), que assume a vaga de Sebastião Madeira (PSDB), eleito em Imperatriz (MA).
Marcos Guimarães de Cerqueira Lima (PMDB-MG), que assume a vaga de Maria do Carmo Lara (PT), eleita em Betim (MG).
Osvaldo Anicetto Biolchi (PMDB-RS), suplente de Cezar Schirmer (PMDB), eleito prefeito em Santa Maria (RS). Por sua vez, Schirmer é suplente de Osmar Terra (PMDB), atual Secretário de Saúde do Rio Grande do Sul.
Paulo César da Guia Almeida (PTB-RJ), que assume a vaga de Sandro Matos (PR), eleito em São João de Meriti (RJ). (Rodolfo Torres)
Quatorze deputados disputam segundo turno
Notícia publicada em 06.10.08. Última atualização às 16h22 de 17.10.08.
Deixe um comentário