Com o encerramento ontem (5) do prazo para os partidos e coligações apresentarem o registro nas eleições 2008, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que sejam contabilizados aproximadamente 400 mil pedidos de candidaturas em todo o país. Nas eleições de outubro serão disputados 5.563 cargos de prefeito, com o mesmo número de vices, e cerca de 52 mil vagas de vereadores.
Segundo o TSE, ontem (5) acabou o prazo para registro de candidatos apenas para os partidos e coligações. Mas os candidatos escolhidos em convenção, que não tiverem o requerimento feito por suas legendas, têm o prazo até a segunda-feira (7) para fazerem os registros.
"Mesmo após esta data, a quantidade total de candidatos no Brasil e por estados pode variar de acordo com a definição de candidaturas como aptas ou inaptas. Além disso, alguns candidatos podem falecer ou renunciar durante o período de divulgação dos dados. Estas situações podem provocar oscilações no número total de registros", informa o TSE.
Leia também
Serviço ao eleitor
O TSE já colocou a disposição do eleitor, na sua página na Internet, uma pesquisa de candidatos por município. A busca também permite a visualização apenas dos candidatos aptos ou de todos os registrados. Há também informação sobre os candidatos aptos estão o que tiveram o registro deferido, deferido com recurso ou indeferido com recurso.
Na mesma área do site também já está disponível a previsão de gastos de campanha e as declarações de bens dos candidatos. Mas segundo o TSE, somente "por volta do dia 14 de julho" os dados estarão próximos do total de registros realmente efetuados. (Lúcio Lambranho)
Deixe um comentário