Em reunião agora há pouco entre os dois candidatos à presidência do Senado, Agripino Maia (PFL-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL), foi definido o nome do senador Efraim Moraes (PFL-PB) como o parlamentar que irá comandar amanhã (1º) a eleição da Mesa Diretora.
O critério adotado foi o do mais velho senador integrante da atual Mesa Diretora. O atual presidente do Senado poderia comandar a votação, de acordo com as normas do regimento interno, mas abriu mão da prerrogativa porque é candidato à reeleição
Além disso, ficou acertado que a composição dos demais cargos serão definidos pelo critério de proporcionalidade das bancadas e com a primeira escolha em favor do PFL e PSDB, que devem escolher a 1ª vice-presidência como primeira opção.
Depois da eleição do novo presidente, os líderes partidários deverão entrar em consenso para chegar a uma lista única da chapa para a divisão dos outros cargos. "Essa chapa deverá ser aprovada e votada suponho pela unanimidade da casa", disse Agripino. "Em nenhum momento foi discutido uma candidatura única e quem larga com os votos do PFL e do PSDB tem o rumo da vitória", acrescentou o candidato dos partidos de oposição.
Leia também
Deixe um comentário