Um funcionário Senado vai acompanhar a perícia em documentos apresentados pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para justificar seus rendimentos. Hoje (17) à noite, o diretor da Secretaria de Controle Interno, Shalom Granado, embarca para Alagoas (AL), segundo a rádio CBN e a Globonews. No trabalho de verificara a autenticidade dos recibos apresentados, ele estará acompanhado de agentes da Polícia Federal.
Renan é acusado de ter despesas pagas pelo lobista da Mendes Júnior Cláudio Gontijo. Ele nega e diz que tem renda suficiente para bancar uma pensão a uma jornalista com quem tem uma filha. Para provar apresentou recibos de vendas de boi. Mas reportagem do Jornal Nacional mostrou que parte dos comprovantes estavam em nome de empresas de fachada.
Leia também
A PF vai analisar os recibos, as notas fiscais e as Guias de Trânsito de Animais (GTAs) apresentadas. Este último documento é emitido pela Secretaria de Agricultura de Alagoas. Mas reportagem do Congresso em Foco mostrou que esses controles no estado de Renan são inapropriados.
.
De toda forma, o presidente do Conselho de Ética, senador Sibá Machado (PT-AC), está confiante que o trabalho vai trazer elementos suficientes para os conselheiros definirem seu voto na sessão da próxima terça-feira, quando analisam a situção de Renan. “Fazendo esse cruzamento de dados, com certeza a gente tira qualquer dúvida sobre a veracidade dessas notas”, afirmou ele hoje (17). (Eduardo Militão)
Deixe um comentário