Rudolfo Lago
Esta noite, a partir das 22h, os candidatos à Presidência da República se enfrentarão em novo debate na TV. Mas a favorita, Dilma Rousseff, do PT, não estará presente. Dilma informou problemas de agenda para faltar ao debate, promovido pela TV Canção Nova e Rede Aparecida, emissoras ligadas à Igreja Católica. Especula-se que Dilma, na verdade, declinou de participar do debate porque ele será centrado em temas relacionados à moral religiosa, como legalização do aborto e uso de células-tronco embrionárias. Dilma tem evitado aprofundar-se sobre esses temas.
O debate acontecerá no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Será mediado pelo padre Antônio Cesar Moreira Miguel, diretor geral da Rede Aparecida. Com a ausência de Dilma, participarão do encontro José Serra, do PSDB; Marina Silva, do PV, e Plínio de Arruda Sampaio, do Psol.
“Não se pode mais dissociar religião de política. Muitos dos nossos telespectadores gostariam de ver, de conversar com esses políticos e, com o debate, temos a chance de promover essa aproximação”, considera o padre Miguel, conforme entrevista publicado no site da TV Canção Nova. Assim, o debate não se furtará em discutir assuntos como aborto, uso de células-tronco embrionárias e exposição de símbolos religiosos em locais públicos, ao lado dos temas tradicionais como saúde, educação, etc.
Quatro blocos
Com duas horas, o debate será dividido em quatro blocos. No primeiro, as perguntas serão feitas pelo próprio mediador a partir de temas sorteados ao vivo. O segundo terá perguntas de três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha. No terceiro, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na plateia. No quarto e último bloco, os candidatos respondem mais uma vez a perguntas feitas pelo mediador sobre temas sorteados. Em seguida, ainda no mesmo bloco participarão de um quadro denominado de “Como você resolverá o problema?”, que consiste na exposição da solução para determinado problema sugerido pelo mediador. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.
O debate poderá ser acompanhado pelo site da TV Canção Nova, pela TV (canal 13 VHF em Aracaju/SE; canal 45 UHF em Belo Horizonte/MG; canal 43 UHF em Brasília/DF; canal 35 UHF em Cachoeira Paulista/SP; canal 51 UHF em Curitiba/PR; canal 23 UHF em Florianópolis/SC, pela rede Sky canal 24, Embratel canal 119, NetBH e Net Brasília) ou pelas rádios da Rede Aparecida.
Como fez nos debates da TV Band e UOL/Folha, o Congresso em Foco acompanhar o debate on-line, com notas no Twitter e no site, ao final de cada bloco, com matéria consolidada ao final.
Deixe um comentário