Leia também
Segundo nota oficial da Presidência da República, a posse do novo ministro da Educação será no dia 6 de abril, em Brasília. Renato Janine é o quinto ministro da Educação desde o início do primeiro mandato de Dilma – seus antecessores foram o petista Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo; Aloizio Mercadante, atual ministro-chefe da Casa Civil; José Henrique Paim, ex-secretário-executivo do MEC; e Cid Gomes.
De acordo com o perfil registrado no Blog do Planalto, Renato Janine tem formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. Professor titular de Ética e Filosofia Política da USP, tem 18 livros editados, além de ter publicado inúmeros ensaios e artigos em veículos de informação científica. Em 2001, recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio científico, uma das mais prestigiadas premiações do país.
Renato Janine também integrou o Conselho Deliberativo do CNPq (1993-1997) e o Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999. Foi secretário da SBPC entre 1999 e 2001 e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2004 e 2008. O novo ministro também atuou como membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP, e atualmente compõe o Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Deixe um comentário