Eduardo Cambi *
A corrupção atrasa o desenvolvimento econômico e social. Restringe a vontade soberana do povo. Apropria a coisa pública para a realização de interesses privados. Gera promiscuidade entre o poder político e o poder econômico. Concentra renda. Ressalta privilégios e desigualdades. Impede a universalização de políticas públicas e a concretização de direitos fundamentais. Destrói a cidadania. Enfraquece a democracia.
A corrupção no Brasil é sistêmica, porque está enraizada na formação oligárquica do Estado patrimonialista. Para romper o conformismo histórico, o país precisa investir na construção de instituições e de culturas republicanas.
A débil identidade entre os eleitores e seus representantes políticos, a falta de transparência governamental e de acesso do cidadão à informação, o excesso de burocracia estatal e a baixa efetividade das políticas sociais afetam a confiança das instituições e a legitimidade da ordem democrática.
O combate à corrupção deve ser uma política de Estado, centrada na construção de sistemas de integridade que envolvam a ampla participação da sociedade civil, tanto na criação de novos espaços cívicos de fiscalização, quanto no aperfeiçoamento das instituições de controle e de representação.
Leia também
O Brasil precisa enfrentar o paradoxo de ser a sétima maior economia do mundo, mas ainda possuir baixos índices de desenvolvimento humano. Justiça social não convive com impunidade. São os recursos públicos, pagos pelos contribuintes, que, desviados pelos esquemas de corrupção, faltam para a ampliação dos investimentos em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Além disso, a oportunidade da corrupção se transforma em mais corrupção, quando há impunidade.
Para reduzir a corrupção e elevar a confiança nas instituições democráticas, é inadiável enfrentar questões fundamentais como: i) a proibição do financiamento de campanhas políticas por pessoas jurídicas; ii) tornar hediondos os crimes graves contra a administração pública (conforme decisão tomada na Conferência Nacional de Transparência e Controle Social – Consocial, realizada pela Controladoria Geral da União – CGU), cujas penas – independentemente da sua quantidade – começariam a ser cumpridas no regime fechado e a progressão para o regime semiaberto deixaria de ser de apenas 1/6 (um sexto) como é hoje; iii) aumentar a eficiência dos sistemas policial e judicial (facilitando e fortalecendo as atividades investigatórias conjuntas entre as polícias e os Ministérios Públicos, a exemplo dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaecos, racionalizando os foros privilegiados, com a criação de varas especializadas para julgar os casos de corrupção e tornando mais célere os procedimentos judiciais); iv) aprimorar os instrumentos de integração e fiscalização dos órgãos de controle, pelo vigoramento da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e das Redes estaduais de Controle da Gestão Pública, pela ampliação da interoperabilidade dos bancos de dados e pela racionalização dos excessos do garantismo (a começar pela relativização do sigilo fiscal e bancário dos que recebem recursos públicos, bem como de servidores públicos e seus familiares, quando houver indícios de incompatibilidade entre seu patrimônio e sua renda; atente-se que o STF, em 26 de outubro de 2009, reconheceu a repercussão geral da aplicação do artigo 6º da Lei Complementar 105/2001; todavia, até o presente momento, ainda não resolveu se os órgãos fazendários podem receber informações da rede bancária, sem a necessidade de autorização judicial, gerando enorme insegurança jurídica); v) ampliar a fiscalização das entidades do terceiro setor que recebem recursos públicos; vi) dar maior transparência às renúncias fiscais concedidas, às contrapartidas esperadas e aos resultados alcançados; vii) aperfeiçoar os cadastros unificados e obrigar a consulta integrada dos registros de empresas inidôneas/supensas e de pessoas condenadas por crimes contra a administração pública ou por improbidade administrativa, para inibir a participação em licitações ou a contratação pelo poder público, ou, ainda, para evitar a ocupação de cargos/funções públicas; viii) padronizar a nomenclatura dos produtos comprados pela administração pública para construir cadastro nacional e confiável de preços públicos, cuja consulta seria obrigatória nos processos licitatórios; ix) reduzir o número de cargos comissionados; x) reformular os critérios de nomeação dos ministros do STF, STJ e TCU, e dos conselheiros dos Tribunais de Contas; xi) excluir a escolha dos procuradores-gerais de Justiça e do procurador-geral da República pelo chefe do poder Executivo; xii) impedir o uso eleitoral do orçamento público, estipulando critérios rígidos para os repasses de recursos para emendas parlamentares, além de tornar mais abertas e acessíveis as contas públicas.
Na dimensão de uma utopia instigante, capaz de repensar as estruturas do poder, é importante construir uma agenda positiva entre os atores públicos e sociais para priorizar ações estratégicas e construir consensos possíveis em torno de medidas eficientes para minorar os efeitos da corrupção no Brasil.
A corrupção é inversamente proporcional ao exercício da cidadania. Quanto maior é a cidadania, menor é a corrupção. Por isso, deve-se apostar no empoderamento do cidadão e no aperfeiçoamento dos controles sociais. Nesse sentido, o Movimento Paraná Sem Corrupção se apresenta como um espaço de articulação entre o Estado e a comunidade. Em 2013, a campanha de educação para o exercício dos deveres e direitos fundamentais atingiu quase um terço de municípios do Paraná, tendo sido visitadas 150 (cento e cinquenta) escolas e atingidos mais de 42.500 (quarenta e dois mil e quinhentos) alunos paranaenses.
Tais esforços mostram que é possível, com atitudes simples, afastar a descrença generalizada e fazer com que todos possam agir contra a corrupção. Sem o fortalecimento das formas de colaboração entre o Estado e a sociedade civil, não acontecerão as reformas institucionais necessárias à construção de sistemas de integridade republicanas. A redução da corrupção sistêmica é, pois, a garantia do nosso desenvolvimento econômico e social.
* Promotor de Justiça no estado do Paraná. Assessor da Procuradoria Geral de Justiça do Paraná. Assessor de Pesquisa e Política Institucional da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça. Coordenador do Grupo de Trabalho de Combate à Corrupção, Transparência e Controle Social da Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público. Coordenador Estadual do Movimento Paraná Sem Corrupção. Pós-doutor em direito pela Università degli Studi di Pavia. Doutor e mestre em Direito pela UFPR. Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e da Universidade Paranaense (Unipar).
Diante desse ilustre discurso eu fico aqui a pensar que as autoridades não estão fazendo muita coisa para exterminar os roubos de cargas, que agora até em céu abertos eles afrontam a segurança civil e militar de quase todas as cidades do país e em especial Rio, São Paulo e Minas Gerais. Esse tipo de movimento é o puro reflexo da impunidade da corrupção que existe em nosso país. Isso será um desafio, mas para acabar com esse descontrole da população, que também ajuda no contexto pelo motivo que a descredibilidade na política aumenta precisa haver mudança sistemática nos regimes prisionais, mudança no código penal, pois se não der um freio nessa situação daqui a pouco iremos ver a todo instante pessoas mortas em cada esquina, iremos não poder sair de casa, teremos que portar armas para se proteger, pelos assaltos rotineiros e assassinatos ocorrendo sem controle policial. Daí será um pulo para ocorrer uma guerra civil. Será que as autoridades pararam para pensar que isso seria possível? O que estão esperando para dar um freio nessa situação? O atual ordenamento jurídico, só temos a pena de morte em crime militar, mas os militares estão sendo atacados pelos miliciantes e traficantes, sendo mortos sem menor despeito, isso é ao meu ver um crime militar, matam os que protegem a população. E quanto aos criminosos de colarinho branco? Crimes de improbidade administrativa, lavagem de dinheiro, teria que ser tratado como crimes hediondos e assim pegarem pena de regime fechado, e também acabar com o foro privilegiado, e acabar com o tribunal de exceção, e faça valer a pena de morte para crimes cruéis. E quando o criminoso for de menor, que pratique os hediondos este permaneça encarcerado até alcançar a maior idade para depois morrer na justiça. Temos que lembrar que quando se trata da população que fica a mercê desses vagabundos, a população sofre como essa falta de impunidade. São famílias que nem podem ter seus filhos em escolas, os crimes cometidos pelos traficantes chegam até as suas casas, escolas, ruas e praças, e esses criminosos, uma boa parte, possuem a menor de idade, que aliás se aproveitam de serem de menor para se prevalecer por que a atual situação é muito difícil de prender e muito fácil deles saírem pela porta da frente da cadeia.
NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL NÃO HÁ OBEDIENCIA A LEI 4769 E POR ISSO ESTAMOS DIANTES DO CAOS, DE QUATRO PARA A CORRUPAÇÃO:
Senhor moderado, veja que visão miope da coisa: HOJE EM DIA TODA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA ESTÁ INCORRENDO NUM ERRO HISTÓRICO,
graças a falha da fiscalização dos conselho regional de administração,
pois os técnicos administrativos ou tantos outros técnicos do Brasil
está exercendo atividade privativa de ADMINISTRADOR, profissão
regulamentada por lei 4769 e decreto 61934. ESTÃO EXERCENDO E NÃO ESTÃO
GANHANDO COMO SE FOSSEM DE NÍVEL SUPERIOR, sendo em que muitos órgãos
públicos há servidores de nível superior e técnicos realizando a mesma
atividade: por que o técnico tem que usar sua qualificação de nível
superior, obtida com recursos próprios para realizar atividades para o
governo, sem ganhar o valor justo.
Acredito que as pessoas
primeiro deveriam ler a legislação lei 4769 e decreto 61934, refletir
sobre o FATO DE NUM GRUPO DE SERVIDORES OU EMPREGADOS PÚBLICOS, HAVER UM
DE NÍVEL MÉDIO, UM DE NÍVEL SUPERIOR E OUTROS TRÊS AS VEZES COM
PRIMEIRO GRAU, PORÉM TODOS REALIZANDO A MESMA ATIVIDADE. Em alguns
órgãos chega ao ponto de empregados ou servidores públicos de nível
básico estarem na coondição de chefe do setor ((((( liderando empregados
com nivel superior )))). SÓ NO BRASIL QUE ESSAS ABERRAÇÕES ACONTECEM:
BANCO DO BRASIL, CORREIOS, CAIXA,INSS, BNDES, SENADO, CAMARA, IBAMA,
IBRAPA, INCRA, FUNASA, MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, MINISTÉRIO DAS
COMUNICAÇÕES…………… O Brasil não tem coragem de discutir issoa
abertamente, pois isso está acontecendo em todos os órgão públicos. E
TEM MAIS A MAIORIA DESSES EMPREGADOS DE NÍVEL MÉDIO AS VEZES SÃO CEDIDOS
ENTRE OS ÓRGÃOS PUBLICOS ONDE MULTIPLICAM SEUS SALÁRIOS E PASSAM A SER
PRESIDENTES DE ESTATAIS…. GANHANDO 40.000 REAIS. A questão é constar
o nível do cargo no crachá, seria muita transparência para eles, pois
as vezes na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA DILMA…. você pensa estar falando
com um servidor concursado para Administrador, mas na verdade como não
consta isso no crachá, o título do cargo, vc pode estar falando com um
auxiliar administrativo, que recebeu uma função de confiança, privativa
de administrador. A inércia do conselho em fiscalizar a profissão de
administrador contribui para isso. HOJE EM DIA USAM O TERMO ANALISTAS,
para esconder sobre esse termo os diversos cargos que burlam a profissão
de administrador no Brasil. LEIAM A LEI 4769 E ABRAM A MENTE DE VEZ,
POIS ELA É A RESPOSTA PARA COMBATER A CORRUPÇÃO NO BRASIL.
VOU DAR UM CONSELHO ÁCIDO QUE MUITA GENTE NÃO VAI GOSTAR: Sempre que o sujeito é pego em ato de corrupção já reparei que o danado NÃO É ADMINISTRADOR, DE FORMAÇÃO, INSCRITO NO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO. Se o sujeito fosse administrador, perderia para sempre o direito de exercer a profissão, pois administrador é uma profissão regulamentada. ENTÃO O COMBATE A CORRUPÇÃO COMEÇA QUANDO OS BRASILEIROS TIVERAM A CORAGEM DE CUMPRIR A LEI 4769 E O DECRETO 61934. Assim aventureiros não irão mais trilhar para a profissão de administrador no Brasil, corrompendo e sendo corrompido. SALVE A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR.
O desvio de dinheiro público só será atacado de frente quando os partidos políticos deixarem de proteger seus ladrões, isto é, quando a causa primeira do roubo deixar de existir, que é a existência dos ditos partidos.
Eduardo Cambi para presidente!!!!
Nesse dia a primeira coisa a fazer é, cada brasileiro deixar de ser hipócrita e perguntar a si próprio: o que eu fiz ou faço para ajudar a existência da corrupção?Passei com sinal fechado e tentei subornar o guarda? colei na escola? furei fila? quando me devolveram troco a maior eu devolvi? justifiquei falta com atestado falso? soneguei impostos? deixei de registrar meus empregados? comprei ou vendi produtos “piratas” ? e outros milhares de exemplos que se faz no cotidiano…Temos que entender de uma vez por todas, que políticos e funcionários públicos não nascem feitos, são pessoas do povo, eles vem dessa sociedade que somos, quer mudar o Brasil ? mude a sociedade, mudemos cada um de nós.
pois por exemplo na própria REGIÃO ALTO TIETE SP em MOGI DAS CRUZES SP SUZANO SP POÁ SP etc talvez por os seus PARLAMENTARES LOCAIS serem mais TRANSPARENTES HONESTOS LIMPOS CLAROS DE DIA etc que os de to das as outras CIDADES PREFEITURAS LOCAIS mas aonde tudo e todos os seus SERVIDORES LOCAIS ali ganham SALÁRIOS PÍFIOS MINDINGOS COITADOS FILHOS DE RATOS MISERÁVE IS PASSAS FOMES-etc-inclusive os próprios ACS ACES-etc-pois o GOVERNO FEDERAL manda os mesmos==VALORES==para todos os tipos de PROFISSIO NAIS para todas as devidas prefeituras mas a maioria das tais PREFEITURAS LO CAIS etc BRASIL AFORA-DESVIAM TUDO QUE PODEM-etc-como no caso dos ACS ACES etc o GOVERNO FEDERAL manda para cada PREFEITURA para cada um dos hoje quase==350.000==ACS ACES etc=R$950,00=mas para cada um de les mas quando estes valores chegam nas tais PREFEITURAS cada prefeitura tiram de cada um deles quase==R$300,00==etc-o qual na verdade é tirado não só dos próprios PROFISSIONAIS mas é sim-TIRADO-mas-da BOCA BARRIGA dos seus FILHOS NETOS e ou de pessoas que estão na total dependência dos tais ACS ACES etc acredito que como no caso dos ACS ACES etc os COFRES PÚBLI COS FEDERAL ESTADUAL etc manda os mesmos valores igual mas para todas as tais e tais profissionais para todas as prefeituras etc mas o problema é quando estes valores chegam lá nas tais prefeituras etc aí a sorte das tais profissionais está na mãos dos tais e tais POLÍTICOS LOCAIS etc
–
-pois o RESTO a diferença entre o que pagam para cada ACS ACES etc e o que o GOVERNO FEDERAL mandam-etc-são-quase=R$300,00=etc-as prefeituras pe gam para outras coisas absurdas-etc-dizendo que é para tal e tal OBRAS SERVI ÇOS etc mas chegando lá nada de nada mêsmo foi para tal OBRAS SERVIÇOS etc mas para aonde foi cada centavinho ali???-na maioria das PREFEITURAS BRASIL AFORA mas principalmente na REGIÃO ALTO TIETE-SP-???-etc-pois sa bem que estas tais PREFEITURAS quase todos os antigos e os ainda atuais políti cos locais diretoindireto etc através dos tais CARGOS CONFIANÇA COMISSIONA DOS etc somem com cada centavinho que deveriam devem ir ao bolso-dos tais SERVIDORES LOCAIS etc-desviando para tudo que se imagina-mas quando você vai lá-NADA-QUASE-NADA-FOI-FEITO-ETC-e-desviam-etc-mas-até mesmo para pagar ALUGUÉIS MILIONÁRIOS etc de tudo que se imagina-etc-aonde se irem á fundo descobrirão CAIXA 02, 03, 04, 05,…etc-mas se investigarem IMPARCIAL MENTE-etc-
–
-pois localmente dizem que a JUSTIÇA a POLÍCIA LOCAL sempre esteve e está comprometido até o PESCOÇO com os POLÍTICOS LOCAIS etc por isso nada de nada mesmo vai prá frente e tudo fica só na BOCA PEQUENA LOCAL etc mas na da vai prá frente etc mas-desde todos os ANOS ANTERIORES-etc-pois foi assim que algumas EMPRESAS DE TRANSPORTES se tornaram do dia para a noite BI LIONÁRIAS etc por exemplo ALUGANDO FROTAS DE AMBULANCIAS CARROS O FICIAIS etc mas para as tais e tais PREFEITURAS etc aonde tudo e todos se dão bem mas menos a POPULAÇÃO e muito menos ainda os tais SERVIDORES PÚ BLICOS LOCAIS CONCURSADOS OU NÃO CONCURSADOS etc as quais a maio ria ali excetos os que podem fazer BICOS e BICOS POR FORA e ou PULAM DE GALHOS EM GALHOS etc as outras parecem MINDINGAS-SALÁRIOS PÍFIOS MI SERÁVEIS COITADAS etc
–
=pois os parlamentares locais vivem dizendo que é um tipo de-DRU-REDUTOR-DESVIOS-EXTRAVIOS-EXTORSÕES-ROUBOS-LADROAGENS SURRUPIAMENTOS-171-etc-o qual é tudo feito de forma-OFICIAL-FEDERAL-LEGAL-INSTITUICIONALIZADO-CONSTITUICIONAL-etc-mas o mais absurdo é que na verdade cada centavinho ali é SAGRADO IMACULADO etc e é para TIRAR A FOME AS NECESSIDADES etc dos tais e tais PROFISSIONAIS ACS ACES etc e de todos os outros locais profissionais etc pois se o tal-DRU-etc-é-VÁLIDO mas por que cada centavinho que vai para os bolsos de todos os POLÍ TICOS LOCAIs e para todos os seus CARGOS CONFIANÇA COMISSIONA DOS etc não sofrem nenhum tipo de DRU-etc-vai LIMPINHO SEQUINHO 1000%-etc-pois conforme o próprio PRESIDENTE dos EUA-todos os POLÍTI COS são também SERVIDORES PÚBLICOS etc
–
-ao contrário da maioria das PREFEIURAS BRASIL AFORA lá nas PREFIEUT RAS de MOGI DAS CRUZES-SP-tudo ali está TRANSPARENTE etc tudo lá FUNCIONA e tudo lá é de PRIMEIRO MUNDO etc inclusive os PONTOS DE ONIBUS em MOGI DAS CRUZES SP são tudo e todos COBERTOS e ainda por cima tem um PAÍNEL dizendo QUANTOS MINUTOS tal e tal ONIBUS passará ali-etc-e todos os seus POSTOS DE SAÚDE funcionam-melhor que os CONVENIOSCLÍNICASPARTICULA RES etc são como os do PRIMEIRO MUNDO etc você não precisa comprar REMÉ DIOS eles dão etc e fora que nestas cidades uma boa parte de suas ESCOLAS MUNICIPAIS SÃO TEMPO INTEGRAL mas com PADRÃO QUALIDADE PRIMEIRO MUNDO etc e a SEGURANÇA PÚBLICA LOCAL FUNCIONA etc e em todas as PRA ÇAS tem a tal APARELHOS EXERCICIOS FÍSICOSPARA TERCEIRA IDADE etc são cidades á parte da maioria das cidades da própriaREGIÃO ALTO TIETE SP etc parece como se está lá no PRIMEIRISSISSIMO MUNDO etc
pois por exemplo na própria REGIÃO ALTO TIETE SP em MOGI DAS CRUZES SP SUZANO SP POÁ SP etc talvez por os seus PARLAMENTARES LOCAIS serem mais TRANSPARENTES HONESTOS LIMPOS CLAROS DE DIA etc que os de to das as outras CIDADES PREFEITURAS LOCAIS mas aonde tudo e todos ali ga nham SALÁRIOS PÍFIOS MINDINGOS COITADOS FILHOS DE RATOS MISERÁVE IS PASSAS FOMES-etc-inclusive os próprios ACS ACES-etc-pois o GOVERNO FEDERAL manda os mesmos==VALORES==para todos os tipos de PROFISSIO NAIS para todas as devidas prefeituras mas a maioria das tais PREFEITURAS LO CAIS etc BRASIL AFORA-DESVIAM TUDO QUE PODEM-etc-como no caso dos ACS ACES etc o GOVERNO FEDERAL manda para cada PREFEITURA para cada um dos hoje quase==350.000==ACS ACES etc=R$950,00=mas para cada um de les mas quando estes valores chegam nas tais PREFEITURAS cada prefeitura tiram de cada um deles quase==R$300,00==etc-o qual na verdade é tirado não só dos próprios PROFISSIONAIS mas é sim-TIRADO-mas-da BOCA BARRIGA dos
seus FILHOS NETOS e ou de pessoas que estão na total dependência dos tais ACS ACES etc acredito que como no caso dos ACS ACES etc os COFRES PÚBLI COS FEDERAL ESTADUAL etc manda os mesmos valores igual mas para todas as tais e tais profissionais para todas as prefeituras etc mas o problema é quando estes valores chegam lá nas tais prefeituras etc aí a sorte das tais profissionais
está na mãos dos tais e tais POLÍTICOS LOCAIS etc
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-pois o RESTO a diferença entre o que pagam para cada ACS ACES etc e o que o GOVERNO FEDERAL mandam-etc-são-quase=R$300,00=etc-as prefeituras pe gam para outras coisas absurdas-etc-dizendo que é para tal e tal OBRAS SERVI ÇOS etc mas chegando lá nada de nada mêsmo foi para tal OBRAS SERVIÇOS etc mas para aonde foi cada centavinho ali???-na maioria das PREFEITURAS BRASIL AFORA mas principalmente na REGIÃO ALTO TIETE-SP-???-etc-pois sa bem que estas tais PREFEITURAS quase todos os antigos e os ainda atuais políti cos locais diretoindireto etc através dos tais CARGOS CONFIANÇA COMISSIONA DOS etc somem com cada centavinho que deveriam devem ir ao bolso-dos tais SERVIDORES LOCAIS etc-desviando para tudo que se imagina-mas quando você vai lá-NADA-QUASE-NADA-FOI-FEITO-ETC-e-desviam-etc-mas-até mesmo para pagar ALUGUÉIS MILIONÁRIOS etc de tudo que se imagina-etc-aonde se irem á fundo descobrirão CAIXA 02, 03, 04, 05,…etc-mas se investigarem IMPARCIAL MENTE-etc-
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-pois localmente dizem que a JUSTIÇA a POLÍTICA LOCAL sempre esteve e está comprometido até o PESCOÇO com os POLÍTICOS LOCAIS etc por isso nada de nada mesmo vai prá frente e tudo fica só na BOCA PEQUENA LOCAL etc mas na da vai prá frente etc mas-desde todos os ANOS ANTERIORES-etc-pois foi assim que algumas EMPRESAS DE TRANSPORTES se tornaram do dia para a noite BI LIONÁRIAS etc por exemplo ALUGANDO FROTAS DE AMBULANCIAS CARROS O FICIAIS etc mas para as tais e tais PREFEITURAS etc aonde tudo e todos se dão bem mas menos a POPULAÇÃO e muito menos ainda os tais SERVIDORES PÚ BLICOS LOCAIS CONCURSADOS OU NÃO CONCURSADOS etc as quais a maio ria ali excetos os que podem fazer BICOS e BICOS POR FORA e ou PULAM DE GALHOS EM GALHOS etc as outras parecem MINDINGAS-SALÁRIOS PÍFIOS MI SERÁVEIS COITADAS etc
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=pois os parlamentares locais vivem dizendo que é um tipo de-DRU-REDUTOR-DESVIOS-EXTRAVIOS-EXTORSÕES-ROUBOS-LADROAGENS SURRUPIAMEN TOS-171-etc-pois na verdade cada centavinho ali é SAGRADO IMACULADO etc é para TIRAR A FOME AS NECESSIDADES etc dos tais e tais PROFISSIONAIS ACS ACES etc e de todos os outros profissionais etc pois se o tal-DRU-etc-é-VÁLIDO mas por que cada centavinho que vai para os bolsos de todos os POLÍTICOS LO CAIs e para todos os seus CARGOS CONFIANÇA COMISSIONADOS etc não so frem nenhum tipo de DRU-etc-vai LIMPINHO SEQUINHO 1000%-etc-pois conforme o próprio PRESIDENTE dos EUA-POLÍTICOS são também SERVIDORES PÚBLI COS etc
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-ao contrário da maioria das PREFEIURAS BRASIL AFORA lá nas PREFIEUTRAS de MOGI DAS CRUZES-SP-tudo ali está TRANSPARENTE etc tudo lá FUNCIONA e tudo lá é de PRIMEIRO MUNDO etc inclusive os PONTOS DE ONIBUS em MOGI DAS CRUZES SP são tudo e todos COBERTOS e ainda por cima tem um PAÍNEL dizendo QUANTOS MINUTOS tal e tal ONIBUS passará ali-etc-e todos os seus POSTOS DE SAÚDE funcionam-melhor que os CONVENIOSCLÍNICASPARTICULA RES etc são como os do PRIMEIRO MUNDO etc você não precisa comprar REMÉ DIOS eles dão etc e fora que nestas cidades uma boa parte de suas ESCOLAS MUNICIPAIS SÃO TEMPO INTEGRAL mas com PADRÃO QUALIDADE PRIMEIRO MUNDO etc e a SEGURANÇA PÚBLICA LOCAL FUNCIONA etc e em todas as PRA ÇAS tem a tal APARELHOS EXERCICIOS FÍSICOSPARA TERCEIRA IDADE etc são cidades á parte da maioria das cidades da própriaREGIÃO ALTO TIETE SP etc
e assim o é também com o tal-FGTS-etc-aonde trimestralmente mandam o tal EXTRATO FGTS para a RESIDENCIA dos tais BENEFICIADOS-etc-fora ainda que está tudo num SITE TRANSPARENCIA-etc-o-qual-deveriam-devem-ser-menciona do-até-no-HOLLERITH-e-fazer-a-pessoa-ir-e-FISCALIZAR-INSPECIONAR-INVESTI GAR-etc-tudo ao contrário de ANTIGAMENTE que tudo e todos-o trabalhador e o próprio PATRÃO-etc-pagavam FGTS mas ao se APOSENTA REM e ou ao serem DEMITIDOS iam RECEBER o tal FGTS e descobriam que depois de 05,25,45-etc-anos-nada foi DEPOSITADO-
–
-e o EMPREGADOR o PATRÃO-etc-durante anos décadas-embolsava tudo-etc-assim muitos ENRIQUECERAM mas durante principalmente a ÉPOCA-SUPER-INFLAÇÃO-do tal-OVERNIGHT-de um dia para outro-etc-aí tinha que depois fazer ACOR DOS e então os tais BENEFICIADOS perdiam a maior parte-etc-mas hoje o tal-FGTS-está-TRANSPARENTE-ONLINE-INTERNET-INFORMATIZADO AOVIVO EÁCORES-etc-fora o tal EXTRATO FGTS que recebe em casa-etc-isto é sempre-CRUZANDO OS DADOS NO FINAL-etc-mas para saber se-REALMENTE-cada-centavinho foi aos seus DESTINOS FINAIS-etc-os tais-BENEFICIADOS-etc-e-por ninguém ter aonde-CRUZAR-OS-DADOS-FISCALIZAR-INVESTIGAR-etc-mas para saber se o que es tá REALMENTE recebendo é o que deveriam devem-RECE BER-etc-
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-porisso no BRASIL-durante-ANOS-DÉCADAS-etc-e-enquanto-estão-no-PODER-EXECUTIVO-LEGISLATIVO-MINISTÉRIOS-SECRETÁRIAS-etc-e ou em algo PARALELO-etc-somem com tudo e ou com o máximo que podem e ainda ficam-MILIONÁRIOS-BILIONÁRIOS-etc-e se caso a JUSTIÇA-etc-descobrem -o mais absurdo é que não PRECISA DEVOLVER NENHUM CENTAVINHO-etc-aliás a maioria eles colocam em nome de todos os tipos de LARANJAS-como as tais PROPRIEDADES ADQUIRIDAS aqui e ou lá fora e como até lá nos tais PARAÍSOS FISCAIS-etc-tudo em nome de-LARANJAS-CARGOS-CONFIANÇA COMISSIONA DOS-FAMILIARES-PARENTES-AMIGAS-AMANTES-etc–
–
isso de tornar a currupção crime ediondo ´….duvido que aprovem uma lei dessas….duvido….!!!!!
que eu saiba essa lei já foi aprovada após as manifestações de junho. Infelizmente, os políticos que vinham sendo julgados por crimes cometidos antes da aprovação dessa lei, continuam se beneficiando com a impunidade.
aqui todos os políti cos brasileiros
latinos africanos etc não querem nem saber que no BRASIL e ou até mesmo lá no
EXTERIOR-etc-mas aonde tenha ÚM ÚNI CO CENTAVINHO PÚBLICO-mesclado e ou não com
qualquer DINHEIRO PARTICULAR-ONG’s-FILANTRÓPICO-OSS-etc-tudo mas tudo mesmo ali
mas só em RA ZÃO mas só daquele ÚM ÚNICO CENTAVINHO PÚBLICO ali seja tudo mas
tudo mesmo-mas-1000% -a-tal-TRANSPARENCIA MODERNIZAÇÃO-mas-tudo-atualiza do-para-século-XXI-do-a
no-2014-em-diante-mas-sempre-CRUZANDO-OS-DADOS-NO-FINAL-etc-para-saber-se-REALMENTE-cada-centavinho-que-saiu-da-ORI
GEM-da-FONTE-etc-mas-se-REALMENTE-chegou-aos-seus-tais-e-tais-DESTINOS-FINAIS-etc-como-acontece-por-exemplo-com-o-FGTS-etc-e
ainda por cima ter SIM a tal PARTICIPAÇÃO POPULAR REFERENDO-ORÇAMENTÁRIA etc e
isto tudo mas todos os POLÍTICOS BRASILEIROS com todos os seus CARGOS CONFIAN
ÇA COMISSIONADO etc não querem nem ao menos TOCAR NO ASSUNTO-etc-por isso o
governo federal reluta para dar um piso salarial nacional para os ACS ACES os
quais andam quilômetros e quilômetros á pé no frio calor chuva e ás vezes até
doentes etc mas mesmo que seja só menos de 1,4 SM FEDERAL aonde em JANEIRO 2014
será menos de 1,3 SM FEDERAL isto é menos de R$ 950,0 e o pior é que todos os
ACS ACES pelas palavras afetuosas que tudo e todos os dos PODERES LEGISLATIVOS
EXECUTIVOS etc davam á eles ELES INOCENTEMENTE INGENUAMENTE BOBADAMENTE etc ACREDITARAM
e hoje OUTUBRO NO VEMBRO 2013 estão vendo a resposta lá no CONGRESSO NACIONAL
etc pois por incrível que pareça até mesmo por parte do PRESIDENTE DA CAMARA
FEDE RAL POIS EU ASSISTI AOVIVOEÁCORES a promessa do PRESIDENTE DA CAMARA
FEDERAL em OUTUBRO 2013 que iria votar em plenário o tal PISO SALARIAL NACIONAL
dos ACS ACES etc mas depois fizeram tudo mas tudo mesmo até quase MEIA NOITE
mas para ESVAZIAR TOTALMENTE o QUÓRUM e então não ter o número suficiente de
parlamentares para votar o PISO SALARIAL NACIONAL dos ACS ACES etc tudo
AOVIVOEÁCORES etc
isto todos os parlamentares
brasileiros negam nem que seja o mínimo do mínimo á todos os seus trabalhaodres
municipais estaduais federal distrital etc mas agora para os próprios políticos
e ou para os milionários bilionários filantropias oss etc aqui no BRASIL e ou
lá no EXTERIOR ái é outra estória etc mesmo que tudo mas tudo mesmo custem
trilhões e trilhões do cofre público mas agora do outro lado para os
trabalhadores ativos e inativos tudo lhes é negado etc veja o caso dos ACS ACES
etc por exemplo e o absurdo é que o próprio GOVERNO FEDERAL já manda para cada
um dos ACS ACES etc R$ 950,00 mas ao mesmo tem po o próprio GOVERNO FEDERAL
nega dar o tal PISO SALARIAL NACIONAL para todos os ACS ACES etc entre R$
950,00-R$ 850,00-etc-dizendo que as prefeito ras terão DIFICULDADES FINANCEIRAS
etc pois sabem que chegando lá nas tais PREFEITURAS os ACS ACES etc ao invés de
receber o que o GOVERNO FEDE RAL manda para cada um deles-eles acabam
recebendo-menos de R$ 675,00-etc-e isto e nada mais que isto-etc-pois o RESTO a
diferença entre o que pagam para cada ACS ACES etc e o que o GOVERNO FEDERAL
mandam-etc-as prefeituras pegam para outras coisas absurdas-etc-dizendo que é para tal e tal O BRAS SERVIÇOS etc mas
chegando lá nada de nada mêsmo foi para tal OBRAS SERVIÇOS etc mas para aonde
foi cada centavinho ali???-na mai oria das PREFEITURAS BRASIL AFORA mas
principalmente na REGIÃO ALTO TIETE-SP-???-etc-