Deputados querem votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2008 na próxima quinta-feira (dia 12). O assunto foi discutido hoje (10) na reunião do colégio de líderes, na Câmara.
E querem que a votação ocorra ainda esta semana, independentemente se o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), vai ou não dirigir a sessão. Renan é acusado de ter as despesas pessoais pagas por um lobista da empresa Mendes Júnior – entre elas a pensão da filha que tem com a jornalista Mônica Veloso.
A avaliação entre os deputados é que o mais prudente é o presidente do Congresso deixar que a sessão seja presidida pelo vice-presidente do Congresso, deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) – primeiro vice-presidente da Câmara. "Há um bom senso de que Renan não deve presidir. Se o governo quer votar a LDO, porque nós queremos, é preciso que ele articule uma solução para essa crise", afirmou o líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC).
Alguns lembraram que, nos últimos quatro anos, todas as sessões de votação da LDO foram presididas pelo vice – com a diferença de o presidente do Congresso abrir a sessão.
Leia também
Aliados de Renan Calheiros, contudo, avaliam que se ele não presidir a votação será uma demonstração de fraqueza política. O relator da LDO, deputado João Leão (PP-BA), avisou que Renan pode presidir a sessão do Congresso que analisará a proposta. "O presidente Renan me disse que pode, sim, presidir a sessão. Eu, pessoalmente, não vejo problema algum", disse o parlamentar baiano.
Por outro lado, argumentam também que sua presença causará constrangimentos, já que a oposição promete fazer um ato pedindo o seu afastamento do cargo até que as investigações contra ele sejam concluídas.
A votação da LDO para 2008 é importante para os membros do Congresso Nacional saírem em férias – o chamado recesso parlamentar, que vai de 18 a 31 de julho. No entanto, se a Lei de Diretrizes Orçamentárias não for votada, os congressistas podem fazer o chamado “recesso branco”, quando o Legislativo, teoricamente, continua funcionando, mas com as sessões suspensas.
Comissão aprova LDO
A Comissão Mista de Orçamento aprovou há pouco o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que desde a última semana vinha provocando intensos debates no colegiado. A sessão de hoje foi bastante tumultuada, com o entra-e-sai de muitos parlamentares tentando, de última hora, acrescentar emendas ao projeto.
Foram analisados destaques das emendas que o relator da LDO, deputado João Leão (PP-BA), não havia incorporado ao texto. Com a aprovação, resta ao presidente do Congresso, Renan Calheiros, convocar a sessão. (Lucas Ferraz)
(Matéria atualizada às 19h)
Deixe um comentário