Uma frente parlamentar vai entregar ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), um requerimento para que a Casa apresse a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que extingue o voto secreto para sessões, em plenário, de julgamento de congressistas e vetos presidenciais. A "Frente pelo Fim do Voto Secreto" será instalada oficialmente na quarta-feira, às 14h.
A frente já conta com cerca de 180 assinaturas em seu requerimento, com representantes do Psol, do PSDB, do PFL, do PTB e do PCdoB, entre outros partidos. A PEC 349/01, do deputado Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), já está pronta para ser votada em plenário.
No último dia 11, um requerimento foi apresentado à Mesa Diretora cobrando a inclusão da matéria na pauta da semana passada, mas não foi apreciada. Aldo Rebelo já informou aos líderes da Casa que o projeto deve ser votado até o final de maio.
Integrantes da frente atribuem principalmente à prerrogativa do voto secreto ao arquivamento dos processos de oito deputados acusados de envolvimento com o valerioduto, apesar de várias dessas representações recomendarem a perda de mandato desses parlamentares.
Leia também
Deixe um comentário