Mário Coelho
O deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido) começou a enviar nesta sexta-feira (26) uma carta endereçada aos seus eleitores onde pede desculpas “pelo constrangimento que toda essa situação provocou”. No texto, endereçado a 10 mil pessoas no Distrito Federal, ele se refere às imagens divulgadas em que é flagrado colocando dinheiro na meia e, depois, fazendo uma oração pedindo proteção ao ex-secretário de Relações Institucionais do GDF, Durval Barbosa, responsável pela distribuição de propina. “Espero que você e sua família que possam estar desvencilhados de prejulgamentos e eu avaliem com serenidade o julgamento que setores da mídia já fizeram a meu respeito”, afirmou.
Ontem (25), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara decidiu abrir processo por quebra de decoro parlamentar contra Prudente. O relator será o deputado Batista das Cooperativas (PRP). Na carta, o distrital afirma que está aguardando o “momento certo” para apresentar sua defesa. Porém, diz que as versões do mensalão do governador afastado José Roberto Arruda (sem partido) foram “maldosamente apresentadas para confundir o telespectador, gerar comoção, indignação e liquidar meu mandato, minha honra e meu futuro político”.
“Já admiti publicamente e reafirmo que errei, e estou pagando um preço muito alto, mas tenho certeza que as investigações irão revelar a verdade dos fatos e que o processo legal e a justiça serão novamente reestabelecidos”, afirmou.
Como Arruda fez depois de admitir que violou o painel de votações do Senado, em 2001, Prudente adotou a tática de pedir desculpas para seu eleitorado. Hoje, preso por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governador usou bem a estratégia. Após renunciar e passar três anos se desculpando com seu eleitorado, foi eleito deputado federal com a maior votação proporcional nas eleições de 2002.
No texto, ele reforça que não vai se candidatar a nenhum cargo nas eleições de outubro. Como se desfiliou do DEM após sua expulsão ser dada como certa, ele não pode mais se filiar à outra agremiação. “Não serei candidato a nenhum cargo eletivo em 2010, apenas desejo refutar os fatos inerentes à minha pessoa, colocando-os na forma verdadeira como eles ocorreram”, disse.
Leia a íntegra da carta:
Carta aberta aos amigos de Brasília
Prezado(a) Sr (a).,
Tomo a liberdade de lhe mandar essa carta em razão do momento político grave que estamos vivendo. O seu nome faz parte de um rol de amigos que acompanham direta ou indiretamente o nosso mandato, e certamente estão perplexos com os últimos acontecimentos políticos em nossa Capital e, em especial os que envolvem a minha pessoa.
Tenho estado em silêncio esses dias, aguardando o momento certo para apresentar minha defesa, mas quero dizer-lhe que esses têm sido dias de muita dor e sofrimento, não só para Brasília, mas também para mim, minha família e todo o nosso gabinete.
A repetição da imagem onde aparece recebendo recursos de campanha não contabilizados em setembro de 2006, como se fossem atuais, devo admitir, são muito fortes. Mais forte ainda a versão dada à minha participação em oração feita pelo deputado Brunelli, ocorrida em setembro de 2009 e que não tem qualquer vinculação de causa e efeito com as imagens de 2006.
As versões foram maldosamente apresentadas para confundir o telespectador, gerar comoção, indignação e liquidar meu mandato, minha honra e meu futuro político.
Não quero aqui menosprezar os fatos nem tampouco desqualificar as imagens. Quero apenas colocar as coisas no seu devido tempo e lugar.
Já admiti publicamente e reafirmo que errei, e estou pagando um preço muito alto, mas tenho certeza que as investigações irão revelar a verdade dos fatos e que o processo legal e a justiça serão novamente reestabelecidos.
Espero que você e sua família que possam estar desvencilhados de prejulgamentos e eu avaliem com serenidade o julgamento que setores da mídia já fizeram a meu respeito.
Não serei candidato a nenhum cargo eletivo em 2010, apenas desejo refutar os fatos inerentes a minha pessoa, colocando-os na forma verdadeira como eles ocorreram.
Oportunamente, peço minhas sinceras desculpas, pelo constrangimento que toda essa situação provocou. Espero mantê-lo informado dos próximos acontecimentos.
Atenciosamente,
Leonardo Prudente
Deputado Distrital
Deixe um comentário