O presidente Lula anunciou ontem que a posse do novo ministro da Agricultura, o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), ficará para a próxima semana. O presidente alegou que precisa esperar o retorno do atual ministro, Luiz Carlos Guedes Pinto, de uma viagem oficial à Indonésia. Mas, segundo informa o jornal O Estado de S. Paulo, o verdadeiro motivo do adiamento é o processo por falsidade ideológica a que o deputado responde no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula teria solicitado ao PMDB mais informações sobre o caso.
Ainda de acordo com O Estado, o presidente Lula estaria com medo de que novas acusações contra Balbinotti venham à tona. Lula teve uma reunião ontem com o provável ministro, mas, logo após o encontro, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, declarou à imprensa que ele ainda "não tinha batido o martelo" em relação ao deputado. "Nós olharemos esta questão, o presidente vai analisar e, como eu disse, está tudo em aberto ainda", afirmou.
Balbinotti é processado pelo STF por supostamente ter utilizado como laranja um ex-funcionário de sua fazenda de 12 mil hectares em Alto Garça, sul de Mato Grosso. Segundo o jornal O Globo, o possível ministro teria utilizado, sem autorização, o nome do empregado em um contrato de negociação de dívida com o Banco do Brasil. O débito seria relativo a um empréstimo agrícola contraído pela empresa de produção de sementes de soja do deputado.
Leia também
Deixe um comentário