Fábio Góis
O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), protocolou nesta quarta-feira (9), na Secretaria Geral da Mesa um requerimento de informações, dirigido à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), sobre a comitiva brasileira que embarcou para Dinamarca a fim de participar da 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-15), em curso na capital Copenhague. Em seis perguntas (confira abaixo) sobre gastos, basicamente, Caiado quer saber se foram mesmo “mais de 600” os convidados para a delegação oficial, conforme noticiado na imprensa.
“Conquanto não se possa desdenhar da importância da Conferência em tela para o estabelecimento das metas climáticas a serem observadas nos próximos anos (e não é isso que está aqui em jogo, destaque-se), é mister investigar se, de um modo ou de outro, houve malversação do patrimônio público quando da formação da delegação oficial brasileira”, alega o deputado, para quem as questões constantes do requerimento, uma vez esclarecidas, legitimam o papel do Parlamento em “fiscalizar as ações do poder Executivo”.
O instrumento do requerimento de informações de que se valeu o deputado Ronaldo Caiado é assegurado com base na Constituição (artigo 50 do parágrafo 2º) e no regimento interno da Câmara (inciso I do artigo 115, com continuação no artigo 116). A partir do envio ao órgão, instituição ou entidade instados a se manifestar, fica estabelecido prazo de 30 dias para os devidos esclarecimentos.
A COP 15 é considerada a reunião mais importante da história recente em torno de questões ambientais. O Brasil tem sido pressionado a assumir uma posição de liderança nas negociações da COP 15. O governo brasileiro ainda vai definir a meta e o prazo a serem apresentados, mas é certo que o país manterá a posição de não aceitar que as economias emergentes tenham as mesmas responsabilidades dos países ricos.
Leia mais:
Projetos sobre meio ambiente param no Congresso
Marina Silva propõe incluir metas de redução de CO2 em lei
Minc apresenta no Congresso posição do governo para Copenhague
Ambientalistas fazem manifestação de apoio à COP 15
Ambientalistas querem contrapartida no pré-sal
Confira as questões formuladas pelo DEM:
“1. Quantos foram os integrantes da delegação oficial do Brasil que embarcou para Copenhague, na Dinamarca, para participar da 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU) – a COP-15?
2. Qual o nome completo, bem como a respectiva qualificação profissional, de todos os integrantes da delegação oficial do Brasil que embarcou para Copenhague, na Dinamarca, para participar da 15ª (…) – a COP-15?
3. Quais os hotéis onde se hospedaram os membros da delegação brasileira?
4. Todos os integrantes tiveram estadia e alimentação integralmente pagas pelo governo brasileiro? Em caso negativo, quais deles tiveram estadia e alimentação pagas pelo governo?
5. Como se deu o deslocamento da delegação brasileira?
6. Qual o total das despesas decorrentes da viagem em comento?”
Deixe um comentário