Renata Camargo
Neste início de feriado, o Ministério da Integração Nacional enviou às defesas civis de 17 estados um alerta sobre as fortes chuvas. Devem tomar medidas preventivas os estados do Amapá, Rio Grande do Norte, Rondônia, Acre, Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, Pará, Santa Catarina, Goiás e o Distrito Federal.
Segundo a Defesa Civil, nesta sexta-feira (10) e neste sábado (11) áreas de instabilidade tropicais mantêm condições de pancadas de chuvas em Rondônia, Acre, Piauí, Maranhão, Ceará e no noroeste, centro-oeste, sudoeste e sul da Bahia. O alerta permanece no domingo (12) para as regiões centro-sul do Maranhão e do Piauí.
Nos próximos três dias, áreas de instabilidades vão manter também as condições de fortes chuvas no centro-oeste de Minas Gerais; no centro-norte, nordeste e noroeste do Mato Grosso; no norte e nordeste de Goiás e no Distrito Federal, além dos estados do Tocantins, Amazonas e Pará. Em todas essas áreas, a Defesa Civil alerta que, em alguns momentos, a chuva pode ser acompanhada de descargas elétricas.
Ciclone
De acordo com informações do Ministério, na região Sul, um ciclone extratopical está em formação. O fenômeno deve provocar rajadas de vento que podem superar os 80 km/h no sul e leste do Rio Grande do Sul e sul e leste de Santa Catarina. Hoje e amanhã, a previsão é de mar agitado na região, com ondas de três a quatro metros e risco de ressaca.
Apesar do alerta, a Defesa Civil afirma, no entanto, que esse tipo de ciclone é comum ocorrer na região Sul e que ele não é semelhante ao furacão Catarina, que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina em março de 2004.
Em todos os estados citados, a Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos, encostas, morros e barreiras, onde há grande risco de deslizamento. Também é recomendável evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Com informações da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).
Deixe um comentário