O presidente da Câmara e candidato à reeleição, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), convidou hoje (18) os outros dois candidatos, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR), para definir as regras para um debate sobre a disputa na Casa. Aldo também quer definir a data com seus adversários.
O debate, que será transmitido pela TV Câmara, deve ser realizado na semana que vem, pois a eleição está marcada para 1º de fevereiro. "Acho que um debate vai contribuir para a democracia e a disputa", disse Aldo aos jornalistas na cerimônia de posse do deputado Aroldo Cedraz (PFL) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
O candidato da chamada terceira via, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), confirmou participação no debate. "Eu aceito. E acho muito importante este tipo de discussão", afirmou Fruet, que estava presente ao evento.
Chinaglia, que também compareceu ao TCU, afirmou que aceita participar do programa. O petista sinalizou que o clima na TV deve ser tenso ao declarar que espera que "apareçam no debate" as críticas que ele vem recebendo dos seus adversários, de forma velada, de que estaria se unindo aos mensaleiros e sanguessugas para ganhar a eleição e oferecendo cargos em troca de apoio.
Leia também
"Espero que esses assuntos sem autores apareçam. Da minha parte faremos o debate", disse. "Não respondo a sujeito oculto. Sou leal no trato político e respeito os meus adversários. Acho isso uma provocação barata de um desqualificado não identificado", complementou.
Em relação ao comentário de Fruet de que o debate irá desvendar como cada candidato está conseguindo seus apoios, Chinaglia afirmou que a declaração "não preocupa nem um pouco".
Fruet visitará cinco estados no final de semana
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato à presidência da Câmara, vai iniciar uma série de viagens neste fim de semana para buscar votos. Já que os deputados estão de férias, Fruet decidiu ir atrás dos parlamentares em seus estados de origem.
No próximo sábado, o tucano irá para São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Fruet terá reuniões com lideranças gaúchas, entre elas o senador Pedro Simon (PMDB) e a governadora Yeda Crusius (PSDB). No domingo, o deputado paranaense segue para a Paraíba, onde se encontra com o governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Fruet também visitará Pernambuco.
No Recife, o tucano se reunirá com o senador e ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o senador Sérgio Guerra (PSDB), que foi coordenador da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República.
Serra afirma que bancada tucana está unida
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), negou hoje (18) que o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato à Presidência da Câmara, não tenha o apoio de toda a bancada do PSDB.
" A bancada do PSDB já está unida desde agora", afirmou ao portal G1, após vistoriar as obras do Hospital Cândido Fontoura, na Água Rasa, zona leste de São Paulo.
De acordo com o governador tucano, não há qualquer associação ou acordo entre os partidos para eleger os presidentes da Câmara dos Deputados e da Assembléia Legislativa.
"Foi feita muita especulação em cima disso, até porque estamos em um período de entressafra de notícias. Em todo o caso esse é um assunto dos deputados", afirmou.
Ao ser questionado sobre se apoiava a candidatura tucano, o governador paulista declarou: "Eu não voto no Congresso Nacional e nem interfiro, mas sem dúvida é um deputado de primeiríssima qualidade e achei excelente ele ter saído candidato".
Izar: "Candidatura de Fruet hoje é fraca"
O deputado Ricardo Izar (PTB-SP), presidente do Conselho de Ética da Câmara, afirmou hoje (18) que o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato à Presidência da Casa, não conseguiu unir nem mesmo o PSDB e os deputados da terceira via em torno de sua candidatura.
No entanto, Izar avalia que a candidatura de Fruet é uma garantia de que haverá segundo turno na disputa da Câmara. "A figura de Gustavo Fruet é muito boa. Ele é um homem sério, correto, competente, mas ele não conseguiu somar toda a terceira via. Foi uma pena que isso não acontecesse", disse à Agência Estado, após visitar as obras do Hospital Cândido Fontoura, em São Paulo.
"Infelizmente a candidatura de Fruet hoje é fraca, mas vai possibilitar o segundo turno. Disso eu tenho certeza", disse. Na avaliação do petebista, Fruet não conseguiu unir os partidos de esquerda que faziam parte da terceira via e não tem o apoio total nem mesmo do PSDB. "Eu estava imaginando, no início, que a candidatura de Fruet iria ter muita adesão, mas ele não conseguiu, por exemplo, somar o Psol e alguns partidos de esquerda. Mesmo dentro do PSDB a adesão não foi total."
"Há um grupo grande de deputados do PSDB coordenando a candidatura de Chinaglia e um pequeno grupo de deputados tucanos ao lado do Aldo. Então ele já sai fraco", complementou.
O parlamentar destacou que na eleição para a presidência da Câmara, existem “muitas surpresas”. "Os deputados não gostam muito de dizer em quem vão votar, então há muitas surpresas. Ontem mesmo, na reunião do meu partido, eu estava imaginando que Aldo Rebelo (PCdoB-SP) não teria nenhum voto e ele teve três", disse.
Izar afirmou que a reeleição de Aldo é difícil devido ao tamanho da bancado do partido do atual presidente da Casa. "Aldo é do PCdoB, um partido com meia dúzia de deputados, o que quebra a tradição. É muito mais difícil para o Aldo ser o presidente da Câmara num partido pequeno como o dele", afirmou. O deputado lembrou que a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE). "Um desastre para a Casa", declarou.
Presidente da OAB declara apoio a Fruet
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, declarou hoje (18) que apoiará à candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) à presidência da Câmara. Na próxima terça-feira (23), às 8hs30, Fruet se encontra com Busato.
“Gustavo Fruet tem uma larga folha de serviços, é um jovem parlamentar, experiente dentro da Câmara e foi reeleito como um dos deputados mais votados pelo Paraná”, disse o presidente da OAB.
Busato ressaltou que Fruet quando ocupou a vice-presidência da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara “esteve constantemente ao lado das causas da advocacia, quer pelo vi&ea
Deixe um comentário