O Congresso em Foco e o UniCEUB vão transmitir ao vivo, pela internet, o debate desta quinta-feira (20) sobre os novos desafios econômicos, políticos, urbanísticos e ambientais de Brasília. O evento, aberto a todos os interessados, será realizado das 9h às 12h no auditório do centro universitário, responsável também pela geração das imagens. Participam das discussões o cientista político Leonardo Barreto, o arquiteto José Galbinski e o economista José Luiz Pagnussat.
Leia também
Entre os principais temas a serem discutidos estão a necessidade de gerar mais oportunidades de trabalho numa unidade federativa com taxa de desemprego próxima de 20%, os caminhos para aprimorar a representação política local e as medidas necessárias para desenvolver o Distrito Federal sem descuidar da sua identidade urbanística e da preservação ambiental.
A iniciativa marca o lançamento de uma nova seção neste site, que nasce com o propósito de ajudar a compreender a capital do país. Com atualização diária, a página Congresso em Foco Brasília pretende debater pontos centrais para o futuro da cidade, que aos 56 anos de existência já é a terceira mais populosa do Brasil, com aproximadamente 3 milhões de habitantes. O rápido crescimento da população tem trazido problemas próprios das metrópoles brasileiras, como o aumento da violência, o trânsito cada vez pior e a precariedade dos serviços de saúde, educação e transportes.
Mercado digital
“Nós identificamos o Congresso em Foco como uma referência em empreendedorismo digital e entendemos que Brasília deva ser discutida em um veículo como este, que consegue ser inovador, ter credibilidade e ser referência em um segmento tão importante para o país”, diz Roberto Lemos, coordenador da pós-graduação Marketing Digital do Uniceub, que apoia a realização do debate.
Criado em 2014, o curso reúne atualmente cerca de 100 alunos e 20 professores de várias partes do país. “O mercado de comunicação é cada vez mais digital, seja para jornalista, publicitário ou administrador”, afirma Roberto.
Foco na capital
Um dos participantes do debate, o cientista político Leonardo Barreto adiantou ao Congresso em Foco que vai analisar, entre outras coisas, por que Brasília acumula tantas crises institucionais, com políticos enrolados com a Justiça e acusados de corrupção e outros crimes. “Por um lado, tem a população mais escolarizada e urbana do Brasil, mas isso não se converte na qualidade do seu sistema político, como se poderia prever.”
A nova seção reforçará os laços entre o site e a cidade na qual ele funciona. Os habitantes do Distrito Federal estão entre os usuários mais ativos do Congresso em Foco, que somente nos últimos 12 meses recebeu exatamente 15.829.384 visitas, feitas por 9.634.250 usuários únicos (dados do Google Analytics para o período de 14 de outubro de 2015 a 14 de outubro de 2016).
Pesquisas junto a formadores de opinião e tomadores de decisão o apontam ainda como o veículo jornalístico brasiliense de maior credibilidade. Na área digital, também está entre os veículos mais acessados da capital, com picos de audiência de até quase 400 mil visitas/dia.
Desde o início do ano o site tem dedicado maior atenção à capital federal, mostrando que o Distrito Federal, tão estigmatizado pelo país afora em razão dos frequentes escândalos protagonizados por políticos, tem vida além da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios. Além de intensificar a cobertura política e econômica local, a página focada em Brasília contemplará também colunas especiais sobre cultura e gastronomia. Reportagens especiais e o esforço para abrir espaço para reflexão sobre a cidade também fazem parte da linha editorial a ser seguida.
O debate de quinta-feira será no auditório do Bloco 1 do Uniceub, na 907 Norte. O acesso é possível pelas vias W4 e W5. Como as vagas são limitadas, garanta a sua presença confirmando o comparecimento na página do evento no Facebook ou pelo endereço congressoemfoco@congressoemfoco.com.br. O evento tem o apoio do Uniceub e da Federação de Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF).
Deixe um comentário