Se as eleições municipais de outubro fossem antecipadas para hoje (23), a candidata do PT para a prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, seria eleita. É o que mostra Pesquisa Datafolha divulgada hoje, segundo a qual a petista tem 41% das intenções de voto contra 24% do segundo colocado, o tucano Geraldo Alckmin. Assim, Marta abre 17 pontos em relação a Alckmin, que perdeu oito pontos desde a pesquisa anterior, divulgada em junho. Já Marta avançou cinco pontos percentuais.
Já o terceiro colocado, o candidato à reeleição Gilberto Cassab (DEM), tem agora 14%, subindo três pontos percentuais. Tecnicamente empatado com Cassab está Paulo Maluf (PP), que saiu de 8% para 9%. O empate técnico se deve ao fato de a pesquisa ter margem de errro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A candidata do PPS, Soninha Francine, permanece com 2% das intenções de voto. Em seguida vêm Ciro Moura (PTC) e Ivan Valente (Psol), que apareciam com 1% na pesquisa anterior, mas não atingiram o percentual mínimo agora. Edmilson Costa (PCB, Levy Fidelix (PRTB), Anaí Caproni (PCO) e Renato Reichmann (PMN), que a exemplo do levantamento de junho não atingiram 1%, não foram mencionados pelo Datafolha.
Leia também
O levantamento, que consultou 1093 pessoas entre 21 e 22 de agosto, foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, e está disponível aos eleitores sob o registro 01900108-SPPE no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Intenções de voto em branco ou nulo caíram de 6% para 5% em relação à pesquisa Datafolha anterior, enquanto que os indecisos chegaram a 4%, um ponto percentual a mais.
Rio
A pesquisa Datafolha no Rio de Janeiro aponta empate técnico entre três candidatos: Eduardo Paes (PMDB), Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PCdoB). Paes aparece com 15 das intenções de voto (quatro pontos percentuais a mais do que mostrou a pesquisa anterior), enquanto Crivella registra 20% (queda de 4%) e Jandira perde um ponto, caindo de 16% para 15%.
A pesquisa, realizada ntre os dias 21 e 22 de agosto, ouviu 928 moradores do Rio, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo RPE 22/2008. (Da Redação)
Leia também:
Deixe um comentário