Mário Coelho
Depois de dois dias de discussões, a 5ª Cúpula das Américas terminou sem um consenso sobre a declaração final do encontro. O anúncio foi feito no início da tarde deste domingo pelo primeiro ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Mannin. Ele não quis dizer quais dos 34 países participantes se recusaram a assinar o documento.
Segundo a agência EFE, Mannin afirmou que “nunca antes se havia chegado a um tal espírito de cooperação” numa cúpula da região. No encerramento do encontro, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que, assim como os Estados Unidos, Cuba e Venezuela também devem apresentar “não simples palavras, mas também atos” se querem melhorar suas relações.
Obama destacou também os “sinais positivos” nas relações de Washington com os dois países, mas disse que isso não basta. “A prova para todos nós não são simples palavras, mas também atos”, pediu Obama. Além disso, ele prometeu hoje uma nova era de cooperação com a América Latina que vá além da tradicional colaboração militar ou contra o tráfico de drogas.
Leia também
Deixe um comentário