Thomaz Pires
Faltando menos de 48 horas para o encerramento da votação na internet, a disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2009 segue apertada. Na reta final, a diferença de votos entre os concorrentes é cada vez menor. Na categoria de melhor atuação parlamentar no Senado, por exemplo, Cristovam Buarque (PDT-DF) assumiu a liderança nos últimos dias, embora a diferença para o segundo colocado, Arthur Virgílio (PSDB-MA), seja neste momento (início da manhã de quarta, 18) inferior a mil votos. O terceiro colocado é o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
A disputa também está acirrada na Câmara. A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB–RS) está na primeira posição. Atrás dela, com menos de 2 mil votos de diferença, aparece outra deputada: Rita Camata (PSDB-ES). Gustavo Fruet (PSDB-PR) ocupa a terceira colocação. Até hoje, nenhuma mulher conquistou, na votação na internet, o prêmio de parlamentar que melhor representa a população em qualquer uma das duas casas do Congresso.
Há amplo favoritismo em duas das quatro demais categorias em votação. A liberação da internet nas campanhas eleitorais – resultante de emenda apresentada pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP) – desponta como favorita para ganhar o prêmio de melhor iniciativa do Congresso no ano. E Cristovam lidera com folga a corrida pelo título de parlamentar que mais se destacou na defesa da educação.
Mais equilibrada está a disputa pelas outras duas categorias especiais. Numa delas, a senadora Marina Silva (PV-AC) encabeça a lista dos congressistas que mais se destacaram na defesa do meio ambiente. Na outra, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) é o mais votado na categoria de parlamentar de maior destaque no combate à corrupção.
Os resultados parciais aqui apontados espelham a votação até as 7h desta quarta-feira (18). Mas a votação final ainda pode mudar. O internauta tem até o último minuto de amanhã (19) para votar naqueles deputados e senadores que, em sua avaliação, melhor representaram a população no Congresso este ano.
Entre aqui para votar
Veja os resultados parciais em tempo real
Premiados
Todos os 38 parlamentares – 27 deputados e 11 senadores – pré-selecionados pelos jornalistas serão premiados na cerimônia que será realizada às 20h30 do próximo dia 7, no auditório da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
Também receberão prêmios especiais a senadora Marina Silva (PV-AC) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), considerados pelos jornalistas que cobrem o Congresso os melhores parlamentares federais de 2009, e ainda os congressistas que mais se destacaram no combate à corrupção, na defesa do meio ambiente e da educação e, por fim, os que foram responsáveis pela melhor iniciativa do Congresso neste ano.
Monitoramento da votação
Realizado neste ano pela quarta vez, o Prêmio Congresso em Foco está sendo cuidadosamente monitorado para garantir a regularidade da votação na internet. Em razão disso, foram cancelados domínios usados para criar e-mails sequenciais ou como veículos de outros mecanismos destinados a inflar artificalmente os votos de alguns parlamentares. Também foram anulados votos irregulares.
O cancelamento de votos irregulares, uma medida jamais adotada anteriormente pela organização do prêmio, foi apoiada por todas as entidades que apoiam a promoção: Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).
Segundo o presidente da ADPF, Sandro Avelar, a decisão foi justa e tem o amparo de todos os instrumentos legais. “Se o regulamento prevê a anulação de votos caso haja tentativa de fraude, não tem o que se discutir”, destaca o delegado da Polícia Federal.
O argumento também é defendido pelo presidente da APCF, Octavio Brandão: “Nós apoiamos plenamente essa decisão. A regra do jogo é clara e vale para todos”.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino, diz que a decisão garante a lisura na premiação. “Essa decisão não representou apenas o cancelamento dos votos fraudulentos, mas a anulação dos questionamentos que poderiam surgir no futuro. Com a decisão, só receberá o prêmio aquele parlamentar que não teve qualquer voto fraudulento, o que está corretíssimo”, afirma Romário.
Leia mais:
Vigilância garante regularidade do prêmio
Marina e Chico Alencar lideram preferência dos jornalistas
Lista integral dos parlamentares votados pelos jornalistas
Os partidos com as melhores bancadas do Congresso
Lei da Adoção é a mais votada por jornalistas
O perfil dos deputados finalistas do Prêmio Congresso em Foco
O perfil dos senadores finalistas do Prêmio Congresso em Foco
Deixe um comentário