O comitê organizador do concurso que escolheu as Sete Maravilhas do Mundo moderno acaba de anunciar o Cristo Redentor como um dos eleitos. Não há informação sobre a classificação do monumento brasileiro, mas a campanha pela eleição do Cristo envolveu até o presidente Lula, que utilizou seu programa semanal de rádio repetidas vezes para pedir à população que votasse na estátua.
As outras seis maravilhas escolhidas por votação popular são a Grande Muralha da China; a cidade helenística de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichen Itzá, no México; o Coliseu, na Itália; e o Taj Mahal, na Índia.
Com a inclusão do Cristo na lista das sete maravilhas, o governo brasileiro planeja aumentar o fluxo de turistas que vêm do exterior para o Brasil. O país tem outras obras arquitetônicas mundialmente conhecidas, entre elas, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O Cristo Redentor fica no morro da Urca, no Rio de Janeiro, e foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As obras começaram em 1926.
Leia também
A estátua, feita em pedra-sabão, foi esculpida pelo francês Paul Landowski, que seguiu um desenho do artista plático Carlos Oswald. Em 1937, foi declarada patrimônio histórico da humanidade. No ano passado, o Cristo também passou a ser considerado um santuário religioso. (Carol Ferrare)
Deixe um comentário