Uma comitiva composta por seis deputados da CPI do Sistema Carcerário começou a ouvir hoje (6), em Belém, os detentos que dividiram a cela por cerca de um mês com uma menina de 15 anos em Abaetetuba (PA). Os parlamentares também devem ouvir na tarde desta quinta-feira as principais autoridades envolvidas no caso. Segundo o presidente da CPI, Neucimar Fraga (PR-ES), os quatro detentos ouvidos até o momento confirmaram que a menor foi estuprada na cela.
“Eles disseram que a menor foi violentada por um deles, pelo Beto Júnior Conceição, e que teve relação sexual com outros seis presos em troca de comida e água”, disse Neucimar ao Congresso em Foco.
Outros três agentes penitenciários também já prestaram depoimentos. De acordo com o deputado capixaba, eles teriam achado “estranho” o fato de uma menina dividir uma cela com homens, mas que não fizeram nada por estarem seguindo ordens da delegada Flávia Verônica Monteiro Pereira.
Outro fato apontado pelos agentes é que a menina já teria chegado com os cabelos curtos na delegacia, negando a possibilidade de que eles teriam sidos cortados dentro da cela para que ela fosse confundida com um homem.
Leia também
Para Neucimar, apesar de ainda não ter tomado o depoimento de todos os envolvidos, o que deve ocorrer até o início da noite de hoje, já é possível constatar “que houve falha no sistema com a participação de algumas autoridades”.
Autoridades
Na tarde de hoje também devem depor a delegada Flávia Verônica Monteiro Pereira; a juíza titular da 3ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Clarice Maria de Andrade; os promotores de Justiça Lauro Freitas Júnior, José Haroldo Matos e Luziana Dantas, de Abaetetuba; o promotor de Justiça Gilberto Valente Martins, de Belém; o promotor de Justiça Antônio Fernando Botelho da Cunha; os delegados Celso Viana, Rodolfo Gonçalves e Danielle da Silva, de Abaetetuba; o superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, tentente-coronel Sandoval Neto; e a defensora pública chefe do Núcleo de Abaetetuba, Maria Lídea Rodrigues.
Também fazem parte da comitiva que acompanha o deputado Neucimar Fraga, o relator da CPI, Domingos Dutra (PT-MA) e os parlamentares Felipe Bornier (PHS-RJ), Pinto Itamaraty (PSDB-MA), Cida Diogo (PT-RJ) e Jusmari Oliveira (PR-BA). A comissão deve investigar o caso até o dia 1º de março de 2008. (Erich Decat)
Deixe um comentário